26 setembro 2023

Brasil vai negociar a venda de aviões C-390 da Embraer para a Suécia


Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de Kylie Madry e Rami Ayyub

RIO DE JANEIRO, 26 de setembro (Reuters) – O ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, disse na terça-feira (26) que viajará para a Suécia no próximo mês para negociar uma possível venda do avião militar de carga C-390 Millennium da Embraer para o país.

Múcio disse a jornalistas no Rio de Janeiro que o Brasil está de olho na venda de três ou quatro aeronaves C-390 para a Suécia, e que a nação nórdica quer vender mais caças Gripen da Saab para o Brasil.

A iniciativa surge depois de a Áustria ter selecionado este mês o C-390 da Embraer para substituir a sua frota de Hercules C-130 da Lockheed Martin.

O Brasil, Portugal e a Hungria já encomendaram anteriormente C-390s, também conhecidos como KC-390. A Holanda também anunciou a intenção de comprar o cargueiro.

Em abril, a Embraer e a Saab da Suécia assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a sua colaboração, incluindo o trabalho para posicionar o C-390 como "a solução preferida para satisfazer os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca".

As empresas têm uma linha de produção conjunta para os caças Gripen no Brasil, onde serão produzidas 15 das 36 aeronaves encomendadas pelo Brasil.

Expandir sua presença no exterior com mais vendas do C-390 é um dos principais objetivos da unidade de defesa da Embraer.

Tradução e Adaptação: Defesa brasil Notícias
FONTE: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também