11 setembro 2023

Brasil assinará acordo de conversão do A330 MRTT com a Airbus antes do final do ano


Por Redação Forças de Defesa

A Força Aérea Brasileira espera concluir um acordo contratual com a Airbus Defence & Space antes do final do ano, abrangendo a conversão de dois ex-Azul A330-200 para sua configuração de multi-role tanker transport (MRTT).

“A conversão do MRRT está em negociação e o contrato está previsto para ser assinado em dezembro deste ano”, disse um oficial militar familiarizado com o processo.

Introduzidos em serviço em julho e novembro de 2022, respectivamente, os widebodies da ex-companhia aérea estão atualmente empregados na função de transporte de passageiros.

“A Força Aérea Brasileira entregará a primeira aeronave à Airbus em 2025 e a segunda em 2026”, afirma a fonte. Após o trabalho de modificação realizado nas instalações da empresa em Getafe, perto de Madrid, Espanha, o par retornará ao uso operacional no Brasil em 2026 e 2027.

Uma vez adaptados, eles empregarão casulos de reabastecimento sob as asas e mangueira para apoiar ativos, incluindo os caças Northrop F-5M e Saab Gripen F-39E/F.

A330-MRTT

Espera-se também que a configuração KC-30 do Brasil apresente capacidade de evacuação médica. Isso incluirá o fornecimento de unidades de tratamento intensivo para dois pacientes e seis estações de tratamento leve para dois pacientes cada, disse o oficial durante a conferência Defence IQ's Military Airlift em Londres, em 5 de setembro.

Separadamente, a Força Aérea Brasileira deverá receber seu sétimo avião de transporte/tanque KC-390 da Embraer antes do final do ano, seguido por um oitavo no início de 2024. A Força eventualmente colocará em campo uma frota de 19 KC-390, com sua chegada mais recente em junho de 2023, a primeira a ser aceita em um padrão de capacidade operacional total.

As operações com o bimotor são divididas entre dois esquadrões, baseados em Anápolis e no Rio de Janeiro. 
Os desenvolvimentos recentes incluíram a obtenção de autorização para o uso da carga útil do Sistema Modular Aerotransportado de Combate a Incêndio II (roll-on, roll-off) e testes bem-sucedidos de carregamento de equipamentos, incluindo o sistema de foguetes de lançamento múltiplo ASTROS do exército brasileiro e o radar de vigilância M200 Vigilante.

A FAB planeja, em novembro de 2023, realizar um primeiro teste “buddy-buddy” de avião-tanque entre um par de seus KC-390.

O Brasil está a caminho de aposentar o último de seus transportes táticos Lockheed Martin C-130 em dezembro, já tendo reduzido sua frota desse tipo para dois exemplares.

FONTE: FlightGlobal, via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também