06 agosto 2023

LMV-BR agora se chama GUAICURU e mais viaturas vão chegar


Por Paulo Roberto Bastos Jr.

Após pesquisa interna, a viaturas blindadas multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR, da IDV, incorporada há pouco tempo na Força Terrestre, foi batizada com o nome de “Guaicuru”, em homenagem a uma tribo indígena guerreira, que habitava os sertões do Centro-Oeste brasileiro e que era famosa por utilizar cavalos para caçar e atacar seus inimigos.


As VBMT 4X4 Guaicuru foram adquiridas após uma grande concorrência internacional, que avaliou diversos modelos e selecionou o da IDV. Em 2019 foi assinado um contrato inicial de compra de 32 unidades, com opção para mais dois lotes de 77 (totalizando 186 viaturas), e sua incorporação ocorreu em agosto do ano passado.

Renegociação do contrato



Na última terça-feira, dia 01 de agosto, ocorreu uma reunião (por videoconferência e presencial) para tratar de assuntos relativos à renegociação do Contrato 120-COLOG/Dmat, que concerne à aquisição das VBMT Guaicuru, dentro Projeto Guarani do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas.

A reunião ocorreu nas dependências do Escritório de Projetos do Exército (EPEx) com a presença de representantes da Diretoria de Fabricação (DF), da Chefia de Material (ChMat, ex-DMat), do Centro de Obtenção do Exército (COEx) e da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos do Estado-Maior do Exército (EME), e seu objetivo foi apresentar as informações da proposta de aumentar as quantidades a serem adquiridas.


Com informações do Escritório de Projetos do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também