09 agosto 2023

Airbus está aberta a potencial venda de participação na Helibras, diz executivo

A fabricante europeia, que controla a ex-estatal brasileira desde meados de 2000, adquiriu os 15,5% restantes de MG em janeiro por R$ 95 milhões



Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) – A Airbus está aberta para vender uma participação na fabricante de helicópteros Helibras a um potencial parceiro estratégico depois de ter alcançado a propriedade total da empresa brasileira no início deste ano, disse o chefe da subsidiária à Reuters nesta segunda-feira.

A fabricante de aviões europeia, que controla a ex-estatal brasileira desde meados dos anos 2000, adquiriu os 15,5% restantes controlados pelo Estado de Minas Gerais em janeiro por 95 milhões de reais.

Esse, no entanto, não era o plano inicial da Airbus Helicopters, disse o presidente da Helibras, Alberto Duek, em sua primeira entrevista à mídia desde que assumiu o cargo em julho.

O movimento, observou, estava mais relacionado aos próprios objetivos de privatização do governo mineiro, que levaram o Estado a buscar um comprador para sua participação na empresa, líder de mercado no país e única fabricante de helicópteros no Hemisfério Sul.

“Na verdade não foi interesse nosso em comprar, mas interesse do governo de Minas Gerais de privatizar. A Airbus estava muito contente com o governo de Minas no capital da Helibras”, disse Duek. “Mas mediante o risco de que alguma empresa aventureira pudesse entrar no nosso capital e, vamos dizer assim, atrapalhar o nosso business, nós nos sentimos obrigados a comprar essa parte do governo de Minas Gerais.”

“Isso não quer dizer que se aparecer algum parceiro confiável a Airbus não estaria aberta a vender essas ações. É lógico, tem que aparecer o parceiro certo, confiável, na hora certa, e a cada proposta a gente pode analisar.”

Ele não revelou se a Airbus estava no mercado procurando ativamente por um parceiro estratégico, mas disse que qualquer concorrente em potencial terá que compartilhar os princípios de conformidade da Airbus, a reputação de mercado e somar aos esforços da Helibras.

FONTE: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também