31 julho 2023

User Group C-390 Millennium mostra a importância da colaboração


Para qualquer nova aeronave que desafie o status quo ou tente substituir uma plataforma estabelecida, é essencial aproveitar as experiências compartilhadas de um User Group (ou grupo de usuários) dedicado. É a partir dessas experiências compartilhadas que uma plataforma se desenvolve e se aprimora; é também dessa experiência que outros usuários passam a compartilhar e se beneficiar do desempenho operacional e das capacidades de sua 'nova' aeronave.

User Groups são um conjunto estabelecido e reconhecido de expertise do mundo real. As plataformas mais bem-sucedidas, com maior longevidade operacional, não evoluem por acaso; elas se desenvolvem por meio de colaboração e apoio mútuos. É por essa razão que a primeira reunião do User Group C-390 Millennium foi realizada na Base Aérea de Beja, em Portugal, em março, com a presença daqueles que atualmente operam ou planejam operar a nova aeronave com sucesso.

KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP)

Organizado e hospedado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), o grupo reuniu tripulações aéreas, terrestres e de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Força Aérea Húngara (HAF), Força Aérea Austríaca (AAF), Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) e Força Aérea Tcheca (CAF). Também contou com representantes seniores da Embraer e de seus principais parceiros e fornecedores, incluindo Elbit-ELISRA (fornecedor da suíte EW), Rheinmetall (fornecedor do simulador completo de missão de voo completo), IAE (parte da Raytheon Technologies e fornecedora dos motores) e Collins (também parte da Raytheon Technologies, fornecendo os aviônicos).

Ao criar um novo grupo de usuários, o objetivo é estabelecer uma rede perene e um ambiente colaborativo para todos os operadores atuais e futuros do C-390 Millennium. Enquanto é importante compartilhar experiências operacionais, também é crucial explorar oportunidades para uma cooperação internacional mais próxima, oferecendo suporte mútuo com treinamento, planejamento de manutenção, peças de reposição e ferramentas.

Reabastecimento em voo (REVO) entre dois KC-390 Millennium (FAB)

Da mesma forma, é fundamental fortalecer os laços entre as forças aéreas que escolheram o C-390 como sua solução de transporte tático e os parceiros/fornecedores que estão desenvolvendo novas soluções para a plataforma militar já madura, que recebeu seu certificado de Capacidade Operacional Completa (FOC) na mesma semana da reunião inaugural.

Como a primeira reunião foi composta principalmente por forças aéreas de países europeus e/ou membros da Otan, houve um foco especial no equipamento da Otan em fase final de testes de voo com a FAP, bem como outros sistemas a serem integrados no C-390 no futuro. Isso serviu para destacar o processo bem definido de integração e certificação, encurtando os prazos e minimizando o esforço necessário para fornecer equipamentos prontos e aprovados para uso operacional.

Os anfitriões da FAP apresentaram sua visão para sustentar uma "Aeronave deste Milênio", o que incluiu uma visita ao Centro de Treinamento KC-390 e um tour pelos hangares de Equipamentos de Suporte em Terra (GSE) para aprender mais sobre como estão proporcionando operações sustentáveis e suporte para a nova aeronave.

A Força Aérea Brasileira apresentou as capacidades operacionais atuais do KC-390 e seu sucesso em diversas missões ao longo dos últimos três anos e meio. Atualmente, seis aeronaves estão em operação pela FAB, com mais de 9.000 horas de voo entre elas; uma aeronave ultrapassou 850 horas de voo em um ano.

A FAB também apresentou o papel crucial do Millennium em responder à crise da COVID, trazendo esperança e auxílio prático aos mais necessitados. Falou de seu papel em várias crises globais, que incluíram o fornecimento de ajuda humanitária a Beirute para apoiar as vítimas de uma explosão devastadora no porto; no Haiti para ajudar as vítimas de um terremoto mortal; e auxiliando na repatriação de brasileiros e outros cidadãos que fugiram do conflito na Ucrânia.

KC-390 da FAB transporta isocontainer com 6.047m³ de oxigênio líquido para Manaus (AM) - (FAB)

Uma equipe da Força Aérea Húngara apresentou como operará o C-390 na função de Evacuação Médica, com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a bordo; enquanto a Força Aérea Real Holandesa demonstrou como o Millennium atende aos seus futuros requisitos de Transporte Tático.

A Embraer apresentou mais detalhes sobre a certificação FOC e destacou possíveis capacidades futuras com um roteiro para a Otan e Operações Especiais, alinhado com as necessidades militares em constante evolução, juntamente com as soluções de suporte atuais e futuras e as iniciativas multinacionais propostas (NSPA [1]).

KC-390 recebe certificação operacional final (Embraer)

A natureza colaborativa ao longo dos quatro dias mostrou a dedicação e paixão de todos os envolvidos no Projeto C-390 Millennium desde o início, estabelecendo uma plataforma a partir da qual os futuros usuários podem aprender rapidamente e responder sob pressão.

Com sua nova aeronave, a Embraer demonstrou uma nova geração de pensamento, uma aeronave de transporte militar multimissão com flexibilidade em seu cerne, estabelecendo um novo padrão na mobilidade aérea média. Ela oferece a combinação perfeita de tecnologia madura e comprovada com pensamento de ponta, garantindo o melhor dos dois mundos - confiabilidade e desempenho. O User Group impulsionará ainda mais o potencial da plataforma, levando a novos desenvolvimentos e melhorias sendo definidas e fornecendo orientação em direção a um foco comum na priorização de capacidades aprimoradas para atender às demandas de um mundo em constante mudança. A força do próprio Grupo também crescerá à medida que novas forças aéreas compartilhem suas experiências.

O segundo encontro do User Group C-390 Millennium já está confirmado para 2024 e será organizado pela Força Aérea Brasileira.



[1] Agência de Suporte e Aquisições da Otan (NATO Support & Procurement Agency)


Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: Aviation Week

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também