09 junho 2023

Torre manual Ares REMAN é homologada no Guarani


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) publicou a portaria DCT/C Ex N º 038, de 30 de maio de 2023, homologando o relatório de avaliação complementar nº 46/23 da viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani equipada com a torre manual REMAN.

A REMAN é uma estação de armas blindada de operação manual, equipada com uma metralhadora de calibre 12,7x99mm (.50 BMG) ou 7,62x51mm e com proteção balística em toda cúpula no padrão STANAG 4569 nível 2, que foi desenvolvida pela empresa Ares Aeroespacial e Defesa para atender o então Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, atual Prg EE FORÇAS BLINDADAS, mas que também poderá ser utilizada por outros blindados médios e leves, sobre rodas ou lagartas.

Sua primeira versão (conceitual) foi apresentada em 2016, na 4ª Mostra BID Brasil, e possuía a opção de giro manual e elétrico. Porém, como essa última opção não estava prevista nos requisitos emitidos pelo EB, sendo o mesmo retirado na segunda versão, aperfeiçoada e com sua proteção balística melhorada, que foi apresentada na LAAD Defence and Security 2017.

A primeira versão, em 2016 (Foto de Roberto Caiafa)

A segunda, em 2017 (Foto de Roberto Caiafa)

Versão homologada (Foto Ares)

Em junho de 2020, dois protótipos operacionais da versão definitiva foram entregues ao Arsenal de Guerra do Rio (AGR), com um instalado em uma VBTP-MSR 6X6 Guarani e sendo enviadas ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx) para testes.

Os testes de pré-homologação, com o objetivo de garantir a segurança operacional do material para que esteja apto para iniciar o processo, foram realizados em setembro de 2021, mas o processo de homologação se iniciou somente no final do ano seguinte, com a capacitação dos militares envolvidos no processo.


Após meses de avaliações operacionais, colocando o sistema Guarani REMAN em situações que simulavam as mais duras situações de combate, o CAEx apresentou ao Estado-Maior do Exército (EME) seu relatório considerando o sistema CONFORME.

Além da REMAN, atualmente duas torres manuais importadas foram homologadas para o Guarani: a australiana Platt MR 550 e a israelense Plasan GPK, porém, a possibilidade de se ter uma torre 100% nacional, cuja empresa tem a intenção de fazer uma produção compartilhada como a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército, e que garante a maior proteção para o operador, espera-se que sua adoção oficial pelo EME ocorra logo para esta poder equipar a frota, complementando as com o SARC REMAX, da qual possui comunalidade do berço.



Características técnicas
  • Altura: 865 mm;
  • Largura: 1128 mm;
  • Comprimento: 2454 mm;
  • Peso: 550 kg;
  • Azimute de elevação da arma: 50°; e
  • Azimute de depressão da arma: 30°;



Copyright © 2023 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.



FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.


Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também