13 junho 2023

Ministro da Defesa acompanha desenvolvimento de viaturas Astros 2020


Por Rayane Bueno - ASCOM MD

Brasília (DF), 12/06/2023 - Nesta segunda-feira (12), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, esteve no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa (GO), acompanhado do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Ribeiro Paiva, para assistir a uma demonstração do Sistema Astros 2020, no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes. O Astros é um dos principais programas estratégicos da Defesa e o seu desenvolvimento, além de significar avanço na capacidade operacional da Força Terrestre, fomenta a geração de mais de sete mil empregos diretos e indiretos.


“O Astros é um grande avanço tecnológico e demonstra o quanto estamos preparados. Estou bastante impressionado e orgulhoso com o que vi aqui”, ressaltou o Ministro José Mucio. A modernização do sistema de artilharia do Exército tem o objetivo de contribuir para o aumento do poder dissuasório da Força, fundamental para a garantia da soberania nacional.

Na oportunidade, o titular da pasta também visitou as instalações da Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, e do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes. A visita foi prestigiada, ainda, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

Astros 2020


Desenvolvido e projetado pela empresa brasileira Avibras, as viaturas lança-mísseis são capazes de atingir alvos entre 10 e 300 km. De longo alcance, alta precisão e letalidade, possuem capacidade de tiro com recebimento e análise da missão, além de comando e controle, trajetória de voo e controle de danos. Astros é a sigla em inglês para sistema de foguetes de artilharia para saturação de área. A implementação do projeto teve início em 2012, e a expectativa é de que a conclusão seja em 2031. Atualmente, o Exército possui 83 viaturas Astros, sendo 44 com LMU (Lançadoras Múltiplas Universal).

Fotos: Antônio Oliveira
FONTE: Ascom Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também