19 maio 2023

Gripen: vídeo registra a preparação e voo dos caças


A Saab divulgou em seu canal oficial do YouTube um vídeo que mostra a preparação e voo dos caças Gripen de matrículas FAB 4105 e FAB 4106. As aeronaves chegaram ao Brasil via Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 05 de maio e decolaram do aeroporto da cidade para a Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, no dia 09.

As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos. Essa foi a primeira vez que os caças recém-chegados ao país voaram diretamente para a BAAN e não para Gavião Peixoto, em São Paulo, onde fica o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC).

Isso se deu porque a Base Aérea de Anápolis já está em operação com os caças, totalizando agora 6 aeronaves sob o comando do 1º Grupo de Defesa Aérea. O voo registrou, aproximadamente, 1h30min.

Confira o vídeo:


Linha de produção


A Saab e a Embraer inauguraram a linha de produção do caça Gripen E no Brasil na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer. Este é um importante marco do programa de transferência de tecnologia e no compromisso das empresas em trabalharem juntas em novas oportunidades de negócios.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares de alto escalão, bem como de representantes de diversos setores da sociedade brasileira. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia juntamente com o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outros convidados importantes.

A inauguração da linha de montagem final, que é a única do Gripen E fora da Suécia, marca a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil. Com o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC), e agora a linha de montagem, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto abriga os estágios de desenvolvimento, produção e testes da aeronave.

Desde a assinatura do contrato para o fornecimento de 36 caças, sendo 28 Gripen E (versão monoposto) e 8 Gripen F (versão biposto), à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Saab e Embraer trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Recentemente, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre as empresas, a linha de produção também se tornou uma oportunidade para novos negócios.

As informações são da Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também