10 maio 2023

FAB participa da maior feira de tecnologia espacial da América Latina

Feira tem como objetivo impulsionar negócios no setor espacial latino-americano



Nesta terça-feira começou mais uma edição da SpaceBR Show 2023, uma das maiores feiras de tecnologia espacial do Brasil, que ocorre até o dia 11 de maio, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). Em sua terceira edição, e com mais de 5 mil participantes, a SpaceBR Show 2023 visa apresentar o potencial de novos negócios gerados pela exploração espacial para a comunidade latino-americana.

Como expositor convidado, a Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta um de seus principais projetos estratégicos, aqueles voltados para a área aeroespacial, como os vetores VSB-30, VS-30, VS-40 e o VS-50. Além disso, por meio de uma maquete, os visitantes podem conhecer como funciona o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e, assim, saber sobre as especificidades deste, que é referência mundial em lançamentos de foguetes.


Responsável por apresentar os projetos da FAB para os visitantes e representando o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o Capitão Carlos Eduardo De Sá Amaral Oliveira ressaltou que a participação da FAB em eventos dessa natureza é uma oportunidade de mostrar para a sociedade todo o investimento que é feito nas questões relacionadas à ciência e a tecnologia, bem como em educação e capacitação de recursos humanos para o setor espacial e aeronáutico.

Dessa forma, o Capitão Carlos Amaral destacou a exposição das maquetes dos satélites ITASAT-1 e SPORT - que atualmente estão em órbita, tendo sido lançados no final de 2018 e 2022, respectivamente -, bem como do ITASAT – 2, que é o próximo satélite a ser lançado, estando, atualmente, em fase de desenvolvimento laboratorial. “Esses satélites têm como função também a capacitação de recursos humanos. Assim, foram desenvolvidos por engenheiros que estudam nos programas de pós-graduação do ITA”, ressaltou.


De acordo com o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentin Rechiuti, a participação da FAB na SpaceBR Show traz uma série de benefícios não apenas para a Força Aérea, mas, principalmente, para a sociedade. “Aqui é o local ideal para que se tenha uma interação entre indústria, governo e o meio acadêmico. Assim, a Força Aérea, representada pelo Centro de Operações Aeroespaciais, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e também pelo Estado-Maior da Aeronáutica, é, em nível de governo, o membro mais atuante na aérea de espaço, à exemplo disso, cito o CLA e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno”, salientou.

Inspirando talentos



Admirados com os projetos apresentados pela Força Aérea, os graduandos em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Brasília (UnB), Julia Meireles e Vitor Ferrante, afirmaram o quão importante é ter instituições como a FAB para o crescimento intelectual e profissionais de jovens engenheiros e estudantes da área, uma vez que podem ver como as missões são executadas e os projetos realizados.

“Além de ser motivador, é muito interessante saber que realmente existe um mercado em desenvolvimento e que, com isso, teremos grandes oportunidades. E esse é o principal impacto da feira: mostrar caminhos a se seguir”, disse a estudante Júlia.

Fotos: Müller Marin/ CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Um comentário:

Leia também