02 maio 2023

Campo Básico marca primeira experiência operacional dos recrutas de 2023


Natal (RN) – Quartéis de todo o país estão encerrando o período de instrução individual básica do soldado. No 17º Grupo de Artilharia de Campanha, os recrutas realizaram o exercício no terreno denominado Operação Boina. Com duração de uma semana, a atividade consolidou os conhecimentos adquiridos durante a formação militar por meio de oficinas operacionais.

Durante as instruções, os recrutas recém-incorporados ao Exército são submetidos a situações controladas de estresse físico e mental, levando-os à superação dos próprios limites. Esses exercícios preparam o soldado para a atuação em campanha, desenvolvendo atributos da área afetiva e colocando em prática conhecimentos para o emprego em combate.





Entre as atividades desenvolvidas, estão uma marcha de 8 km, orientação no terreno diurna e noturna, progressão no terreno diurna e noturna, fortificação em campanha, camuflagem, transposição de curso d'água, silenciamento de sentinela, higiene, técnicas especiais de sobrevivência, profilaxia e primeiros socorros.

A formação militar também proporciona ao soldado o desenvolvimento de vários atributos da área afetiva, tais como autoconfiança, persistência, camaradagem, equilíbrio e liderança. Esses atributos são potencializados durante a Operação Boina e são levados pelos soldados por toda a carreira militar e pela vida civil. O Exército espera que as experiências como soldado transformem os jovens em profissionais melhores e, acima de tudo, em cidadãos melhores.




Ao concluir a formação como combatente básico do Exército Brasileiro, os novos militares conquistam o direito de ostentar a boina, uma das marcas do Soldado de Caxias. No retorno do campo de exercícios, os novos soldados do 17º Grupo de Artilharia de Campanha foram recebidos por seus familiares e amigos. Durante formatura solene, eles foram homenageados, receberam as boinas e os cumprimentos pela conquista.

Os soldados das guarnições blindadas e mecanizadas recebem a boina preta após a conclusão da formação inicial. Veja como foi o Campo Básico e a entrega da boina dos soldados incorporados no 14° Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também