26 maio 2023

10ª Brigada certifica como Força de Prontidão a Força-Tarefa do Regimento Guararapes


Recife (PE) – No período de 15 a 18 de maio, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizou a Fase Viva da Certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da Força-Tarefa do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT-14º BI Mtz). A operação, que envolveu mais de mil militares e aconteceu nas localidades de Poço Comprido, distrito do município de Correntes, e nos arredores da cidade de Lagoa do Ouro, ambos no agreste pernambucano.

Dando início à última fase do exercício de adestramento, os militares se deslocaram em marcha para as áreas de atuação e desdobramentos das manobras traçadas durante a Fase Construtiva, ocorrida entre os dias 1º a 4 de maio, na área da 10ª Bda Inf Mtz, no Recife, e a Fase Virtual, realizada de 8 a 12 de maio, no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), em Garanhuns.

Antes do desenvolvimento do exercício de adestramento, foi realizado um Apronto Operacional com todos os meios e tropas envolvidos na Certificação, no dia 13 de maio, na área do 71º BI Mtz. Na atividade, foram envolvidos 1.058 militares e 117 viaturas operacionais, vocacionados para as áreas de segurança, assistência em saúde e apoio logístico.

Para o Comandante da FT 14 BI Mtz, Tenente-coronel Joel Cajazeira Filho, a certificação é uma oportunidade ímpar, de colocar em prática todos os pontos táticos, estratégicos e operacionais previstos nos manuais e nas diretrizes doutrinárias da Força: “com a conclusão do exercício, a sociedade brasileira recebe militares prontos para cumprir seu dever constitucional, uma tropa capaz de cumprir sua missão em todo território nacional”.

Na última fase da certificação, as tropas que integram a FT 14º BI Mtz utilizaram o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático, que simula a execução de tiros em combate em situações reais. Durante o exercício de adestramento no terreno, a tropa realizou operações ofensivas do tipo isolamento e investimento em localidade, e de defesa em área edificada.

Conforme o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o adestramento permite uma ampla avaliação das competências técnicas e profissionais dos envolvidos, além de possibilitar o fortalecimento de pilares como o companheirismo e o espírito de corpo.

Para o Comandante da 10ª Brigada, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, “um exercício de adestramento, como o desenvolvido pela FT 14º BI Mtz, permite uma avaliação das capacidades das tropas em diversos níveis, que vão desde as condições dos materiais empregados, a capacidade logística, bem como o preparo dos militares no que tange as condições física e o conhecimento doutrinário”.

O processo de certificação começou no dia 24 de abril com a emissão da Ordem de Operações emanada pela 7ª Divisão de Exército, escalão enquadrante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, que, por sua vez, emitiu as ordens às suas organizações militares. Todas as ações se desenvolveram sob a supervisão do Comando de Operações Terrestres e do Centro de Adestramento Leste.

Galeria de imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também