24 abril 2023

LAAD 2023: Com a entrada em serviço do caça Gripen na FAB, Saab está otimista com as perspectivas de mercado


Por Alexandre Galante

No dia 12 de abril, durante a LAAD 2023 – maior feira de Defesa e Segurança da América Latina –, no Rio de Janeiro, a Saab apresentou briefings de atualização sobre o caça Gripen E.

Mikael Franzén, Diretor de Marketing e Vendas da Saab Aeronautics, fez uma apresentação sobre o status do Programa Gripen e o Tenente Coronel Aviador Gustavo Pascotto, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), primeiro esquadrão a receber o caça Gripen E, falou sobre a implantação dos novos caças na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O início da apresentação de Franzén abordou a tecnologia de ponta do Gripen, que garante vantagem de combate em todos os cenários. Os pontos destacados do Gripen E foram a Colaboração Homem-Máquina (HMC), superioridade informacional, armas com PKill muito alta, alta disponibilidade, operações de combate disperso/remoto e aviônicos revolucionários.

Mikael Franzén no Media Briefing do Programa Gripen na LAAD 2023

Franzén disse que o Gripen E está operando em 4 locais diferentes atualmente, Anápolis (GO), Gavião Peixoto (SP), instalações da Saab e da Força Aérea Sueca. Mais de 30 caças Gripen E/F estão atualmente em produção, para atender às encomendas da Suécia e do Brasil (60 e 36 aeronaves respectivamente).

Os sistemas de suporte da aeronave, como os simuladores e sistemas de suporte e manutenção, estão em produção e prossegue a integração contínua de armas e testes de voo.

Ele também disse que após a entrega do caça, o avião continuará a ser desenvolvido, para novas ameaças, novos cenários, novos sensores e novas armas, durante toda a sua vida útil, tanto na Suécia quanto no Brasil.


Cockpit do Gripen E

Perspectivas de Mercado



Com relação ao Gripen no mercado de caças, Franzén trouxe boas novidades, como o oferecimento do Gripen E para Portugal, México, Peru, Bulgária, Áustria e Filipinas, além das concorrências já conhecidas na Colômbia e Índia. A Saab também espera vender mais caças Gripen E para o Brasil e para as Forças Aéreas que já operam o Gripen C/D, como a República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.

O Programa Gripen Brasileiro



Franzén destacou o Programa Gripen Brasileiro como a maior transferência de tecnologia já feita pela Saab, com grande presença da empresa no Brasil e extensiva cooperação com a indústria de Defesa brasileira. Mais de 350 engenheiros treinados na Suécia, com mais de 60 projetos desenvolvidos, produção e campanha de testes da aeronave no Brasil.

A GDDN (Gripen Design and Development Network) em Gavião Peixoto (SP) está operacional desde 2016, no desenvolvimento de software, hardware e fuselagem do Gripen E/F.

Também em Gavião Peixoto está o Gripen Flight Test Center (GFTC), que realiza testes de voo com conexão em tempo real com as instalações da Saab em Linköping.

Gripen E Spray Test realizado em Gavião Peixoto (SP)

Primeira fuselagem dianteira do Gripen E montada no Brasil, em novembro de 2022

Várias aeroestruturas do Gripen estão em produção em São Bernardo do Campo (SP) e a linha de montagem do Gripen na Embraer começa a funcionar neste mês.

As empresas brasileiras AEL Sistemas, Akaer e Atech envolvidas no Programa Gripen estão fornecendo, respectivamente, o WAD (Wide Area Display), projeto de aeroestruturas e simuladores.

Na atual fase do Programa Gripen Brasileiro, estão sendo entregues equipamentos e aeronaves, simultaneamente com o treinamento de pilotos e entrada em serviço na Base Aérea de Anápolis.

Parceria estratégica da Saab e Embraer



Franzén abordou também a parceria estratégica anunciada um dia antes na LAAD 2023, entre a Saab e a Embraer, para uma cooperação mais profunda entre as duas empresas, visando o mercado de exportação.

A cooperação envolverá o treinamento de pilotos estrangeiros (Gripen Fighter School) e técnicos no Brasil, desenvolvimento no GDDN, integração de armas e data link, voos de teste, produção das aeronaves e sinergias de manutenção e logística.

No final do briefing, Franzén divulgou imagens inéditas do primeiro Gripen F biposto em produção, do qual a FAB tem oito unidades encomendadas.

Em próximo post publicaremos o resumo da apresentação do Tenente Coronel Aviador Gustavo Pascotto, sobre a implantação do Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB.

Primeiro Gripen F biposto em produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também