14 abril 2023

Conceito de Viatura Blindada de Combate Antiaérea é apresentado na LAAD 2023


Rio de Janeiro (RJ) – Quem visita a LAAD 2023 entra em contato com o que existe de mais moderno na indústria de defesa e segurança da América Latina. Um dos destaques da feira, este ano, está exposto no stand da empresa Saab, um conceito da futura Viatura Blindada de Combate Antiaérea - Media Sobre Rodas (versão Unidade Tiro), equipamento que fará parte de um novo sistema de defesa antiaérea móvel. Tal sistema contempla também uma Viatura Blindada de Combate Antiaérea – Média Sobre Rodas (versão controle e alerta), veículo que possuirá um radar móvel e abrigará o Centro de Operações Antiaéreas da Seção Antiaérea Mecanizada.

O projeto foi iniciado pela Diretriz de Concepção Integrada, Portaria nº 944-EME, de 12 de Janeiro de 2023, que tem como propósito regular as medidas necessárias à Concepção Integrada da Viatura Blindada de Combate Antiaérea Média Sobre Rodas (VBC AAe – MSR) de Seção de Artilharia Antiaérea Mecanizada de Mísseis para a confecção do Estudo de Viabilidade e dos documentos da Fase de Concepção das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.

Sistema MSHORAD integrado ao Guarani


Dentre os objetivos específicos do Projeto, destacam-se: obter Viaturas Blindadas de Combate Antiaéreas Média sobre Rodas (nas versões Unidade de Tiro e Controle e Alerta); integrar o sistema de plataforma veicular da família de blindados Guarani com o subsistema de mísseis antiaéreos de baixa altura de dotação do Exército e com o subsistema de controle e alerta, no escalão Seção de Artilharia Antiaérea, compatibilizando os sistemas de comando e controle das novas viaturas com o sistema de comando e controle da Força Terrestre. Tudo visando atender o objetivo geral de proporcionar capacidade de defesa antiaérea móvel às Brigadas Mecanizadas/Blindadas.

Primeiro projeto integrado do EPEx, a VBC AAe – MSR está inserida no escopo dos Programas Estratégicos do Exército Forças Blindadas e Defesa Antiaérea; e passará a fazer parte da família de blindados Guarani, utilizando o sistema de mísseis de alta precisão, na versão Unidade de Tiro, e radares móveis de alta resolução na versão Controle e Alerta.

Segundo o General Rocha Lima, Chefe do Escritório de Projetos do Exército, “a finalidade do Projeto VBC AAe - MSR é dotar as Baterias Antiaéreas orgânicas das brigadas mecanizadas, contribuindo de modo significativo para aprimorar a capacidade de defesa antiaérea móvel da Força Terrestre”.

Segundo o site da empresa, um dos destaques da Saab na LAAD está sendo o conceito do sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense - MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C²) da Saab. No estande, a Saab demonstrou a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS 70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também