20 abril 2023

Base Aérea de Canoas é sede de exercício de Reabastecimento em Voo

O objetivo do REVO-CAÇA 2023 foi treinar os Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) para as peculiaridades desse tipo de missão



A Base Aérea de Canoas (BACO) realizou, entre os dias 03 e 14/04, o Exercício Técnico REVO-CAÇA 2023, que treinou Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) para Reabastecimento em Voo (REVO) de aeronaves. O treinamento objetivou adestrar pilotos e equipagens às peculiaridades desse tipo de missão, além de otimizar a capacidade de operação da FAB, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente em todo o território nacional.

Participaram do treinamento o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, de Canoas, com suas aeronaves F-5M; o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), localizado no Rio de Janeiro (RJ), também com aeronaves F-5M; o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker e o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro, ambos sediados em Santa Maria (RS), com as aeronaves A-1M; e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1° GT) - Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), com a aeronave KC-390.


O Capitão Aviador Felipe Macedo da Cruz, piloto da aeronave reabastecedora KC-390, explicou que, para esse tipo de missão, há toda uma coordenação antes do voo com os pilotos das aeronaves recebedoras e, também, com o centro de controle de tráfego aéreo respectivo. "Para haver o reabastecimento, é selecionada uma área reservada para a atividade e são acertados os procedimentos durante o voo, tanto em situações normais quanto em possíveis emergências”, explicou.

Próximo ao momento do reabastecimento, as aeronaves realizam o "rendez-vous", manobra que permite que as aeronaves recebedoras encontrem a aeronave reabastecedora. Durante o procedimento, também ocorre a aproximação da mangueira de reabastecimento, acondicionada abaixo da asa da aeronave, que será estendida momentos antes da transferência. Esse equipamento é chamado Wing Air-to-Air Refueling Pod (WAARP) e, assim, em sincronia com o voo da aeronave reabastecedora, o piloto da aeronave de caça conecta, na cesta, o tubo de reabastecimento (conhecido como probe), obtendo o combustível que permitirá maior tempo em voo.


As válvulas utilizadas, tanto nas sondas como nos cestos, seguem um padrão internacional da OTAN, em que um avião-tanque pode reabastecer vários aviões. O cesto possui um sistema de segurança para que, em caso de movimentos bruscos, ou em caso de tempestade, se ocorrer o risco de quebra, uma válvula impeça o vazamento de combustível.

REVO


A capacitação das equipagens em missões de reabastecimento em voo permite potencializar as características de alcance e penetração nas diversas ações de Força Aérea que podem ser atribuídas aos esquadrões de caça, ampliando o poder de combate da Força Aérea Brasileira

Fotos: V COMAR
Fonte: V COMAR, Tenente Letícia
Edição: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também