02 março 2023

Fuzileiros Navais recebem seus blindados JLTV


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

No dia 20 de fevereiro chegou ao porto do Rio de Janeiro as primeiras Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil, em 2020, dentro do Subprograma PROADSUMUS.

A Viatura Blindada Leve JLTV é um projeto de última geração das Forças Armadas dos Estados Unidos e que incorpora elevados ganhos tecnológicos, em atendimento às demandas operativas da atualidade. A blindagem, aliada à mobilidade, ao poder de fogo e às potencialidades de comando e controle dessas viaturas, possibilitará a ampliação da capacidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em conduzir Operações Anfíbias, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Missões de Paz e outras variadas ações dentro do amplo espectro das operações militares. Ao todo foram 12 viaturas (com previsão de adquirir mais no futuro) e estas representarão uma considerável ampliação da capacidade de projeção do poder naval sobre a terra.

A apresentação oficial destas viaturas ocorrerá na manhã da próxima segunda-feira, dia 06 de março, na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, por ocasião do 215º Aniversário do CFN.

O Subprograma PROADSUMUS foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do CFN, garantindo-lhe atuar como a Força Naval de caráter anfíbio e expedicionário, por excelência, contribuindo para as demais tarefas do Poder Naval brasileiro. A obtenção desses meios de última geração, na fronteira da tecnologia militar, assegura um elevado grau de versatilidade e flexibilidade ao CFN, ampliando sua prontidão operacional e sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.

FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também