30 março 2023

CAEx conclui avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR em ambiente de montanha


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército - “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” concluiu a avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, no período de 20 a 24 de março, com tropa especializada do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), em São João del Rey (MG). Participaram da atividade militares daquela Organização Militar, engenheiros do CAEx, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e engenheiros e técnicos da Empresa OPTO, fabricante do material.

O objetivo foi avaliar o equipamento, em testes de infiltração no ambiente de montanha, por meio de marcha em escalada por rapel, a fim de realizar exercício de simulação do monitoramento de Região de Interesse para a Inteligência (RIPI) ao longo do itinerário, onde foi verificada a ocorrência ou não de atividade inimiga que confirmasse ou negasse uma linha de ação do oponente.

Na ocasião, foi verificada a resistência do material de emprego militar ao choque mecânico contra as rochas e o solo e sob baixa temperatura entre 18° e 20° Celsius.

A avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, em São João del Rey, possibilitou ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), testar o equipamento em condições operacionais extremas, na detecção de pessoal e de equipamento militar, a fim de atender aos requisitos previstos no contexto do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA).











FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também