15 fevereiro 2023

Índia tem interesse no Praetor 600 AWS&C, a "joia da coroa" da Embraer em vigilância e alerta antecipado


Segundo fontes indianas, a Embraer está mantendo negociações com a Índia para o fornecimento de plataformas Netra Mk1 (sistema de alerta aéreo antecipado e controle - AEW&C) para a Força Aérea Indiana (IAF) com o jato executivo Praetor 600.

Em setembro de 2022, o Centro de Estudos Aerotransportados (CABS) do DRDO (Defence Research and Development Organisation) e a Força Aérea Indiana (IAF) demonstraram interesse em adquirir mais seis aeronaves AEW&C baseadas na plataforma Embraer EMB-145, além das três já em serviço no país.

Porém, como nada mais foi divulgado desde então, é possível que a Índia esteja considerando adquirir mais plataformas Embraer AEW&C, só que baseadas no jato Praetor 600, pois estas são soluções já prontas e mais avançadas que as anteriores, tratando-se da moderníssima "joia da coroa" da Embraer em sistemas AEW&C.


Praetor 600 AEW&C

Desenvolvido pela Embraer e pela IAI / ELTA Systems, o Praetor 600 AEW&C (Sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle) é equipado com o radar de última geração Dorsal Mounted, usando tecnologia GaN AESA e um Sistema de Missão AEW avançado e altamente automatizado para uma gama de missões de defesa e segurança.

O Praetor 600 pertence à mais nova geração de aeronaves da Embraer, o melhor da sua categoria super mid-size jet. Ele oferece altitude superior de operação da aeronave, persistência estendida, um confortável ambiente de cabine e sistemas fly-by-wire avançados. Um sistema de comunicação avançado garante a interoperabilidade em um ambiente centrado em rede para explorar os recursos dos ativos existentes.



Com desempenho superior da aeronave e conjunto de sensores de última geração, o Praetor 600 AEW está pronto para missões de vigilância e defesa e segurança contra todas as ameaças aéreas e marítimas por uma fração do custo dos sistemas AEW atuais. Esta combinação proporciona soberania e controle de um sistema AEW líder de sua classe.

O sistema P600 AEW&C é um multiplicador de força e ativos estratégicos. Ele é equipado com um conjunto único e abrangente de sistemas e recursos projetados especificamente para manter a integridade soberana de uma nação. Promove dissuasão contra ameaças internas e externas, reforçada pela coordenação eficaz e resposta rápida de meios aéreos, marítimos e terrestres.

Oferece solução avançada para cenários operacionais modernos, como segurança nacional, alerta aéreo antecipado, garantia da lei e da ordem, comando e controle, vigilância marítima, defesa e vigilância aérea e inteligência eletrônica.



O sistema P600 AEW&C RADAR & IFF é um radar GaN AESA digital de Banda S de última geração, projetado para detecção de longo alcance, identificação e rastreamento de alvos aéreos e de superfície marítima. O radar oferece cobertura de 240° com dois arranjos de antenas back-to-back em uma montagem dorsal, enquanto os sistemas IFF integrados operam nos modos civil e militar e suportam respostas ADS-B usando uma antena 360°. O sistema RADAR e IFF de alto desempenho opera com alta eficiência, baixa taxa de falsos alarmes e alta capacidade de processamento de alvos simultâneos dentro do volume de vigilância em todos os diferentes regimes de busca selecionáveis.



Sistema de Identificação Automática (AIS)

A consciência situacional marítima é gerada integrando as detecções do Radar no modo marítimo e as informações do Sistema de Identificação Automática (AIS).

Medidas de Suporte Eletrônico

O Sistema de Medidas de Suporte Eletrônico (ESM) possui uma cobertura de 360° para fornecer a direção e a localização de emissores aéreos e terrestres (fixos ou lentos). Por meio de recursos de análise de sinal, o sistema ESM é integrado automaticamente ao sistema RADAR e IFF para uma consciência situacional completa.

Sistema de Autoproteção

O Sistema de Autoproteção (SPS) é composto por um sistema de alerta de aproximação de mísseis baseado em RADAR (MAWS) e um modo passivo de receptor de alerta de RADAR (RWR) fornecido pelo sistema ESM. O P600 AEW&C também pode ser equipado com um sistema de distribuição de contramedidas integrado com os dois sistemas de alerta e um painel de controle para a tripulação.


Operação Centrada em Rede

A interoperabilidade é um multiplicador de força. A interoperabilidade no P600 AEW&C é alcançada através das capacidade de Comando e Controle, comunicação por voz e de enlace de dados. Isso garante que informações precisas possam ser trocadas rapidamente por meios seguros entre todos os participantes e tomadores de decisão no ambiente operacional.

Capacidades Táticas de Data-Link incluem

  • Representação da Consciência Situacional
  • Comando e Controle em Rede

Comunicação de dados em banda larga

  • SATCOM para operação além do alcance visual (BLOS)
  • Data-link com linha de visada

Comunicação de voz e dados

  • HF e V/UHF
  • Sistema de Comunicação Interna (ICS) entre os operadores e a tripulação de voo

Interoperabilidade

  • Configurado para operações conjuntas e de coalizão nacionais e internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também