23 fevereiro 2023

CAEx apoia testes de componentes de munição da IMBEL


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, entre 13 e 15 de fevereiro, testes realizados pela Indústria de Material Bélico do Brasil/ Fábrica de Juiz de Fora (IMBEL/ FJF), para ensaio de componentes de munição.

Participaram do evento engenheiros e técnicos do CAEx, da IMBEL/ FJF e militares do 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola), 31º GAC (Es). Após a climatização das munições, a 21º Celsius, foram realizados, nas Linhas I e V, ensaios de Distância de Não Funcionamento, Sensibilidade e Retardo e Resistência Mecânica, para recebimento de um lote de espoletas EOP IMB 1105.

Posteriormente, foram efetuados testes para Fixação Carga do Tiro 105mm, quando foi confirmada a taragem da pólvora, das cargas 1 e 2, e foi feita a fixação da carga de pólvora, nas cargas 3 a 7, cujo objetivo foi definir a quantidade exata de pólvora que cada carga de projeção deve possuir, de acordo com critérios de Velocidade Inicial e Pressão no tubo dos materiais de emprego militar onde é aplicada.

A atividade ressalta o trabalho do Sistema Fabril do Exército apoiado pelas atividades de Teste e Avaliação, no sentido de atestar a segurança e a eficiência dos componentes e munições fabricados pela IMBEL.







FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também