01 fevereiro 2023

Aspirantex 2023: chega ao fim a primeira operação da Esquadra no ano

Ao final da comissão, os aspirantes da Escola Naval fizeram as escolhas de suas carreiras



Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira - Rio de Janeiro, RJ

Após mais de duas semanas de exercícios avançados no mar, chega ao fim hoje (01) a primeira operação do ano envolvendo os meios da Esquadra da Marinha do Brasil (MB), a Aspirantex 2023. A missão, realizada na área compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, foi marcada pela participação dos 291 aspirantes da Escola Naval embarcados nos cinco meios navais envolvidos, além de mais de dois mil militares.

A Aspirantex tem uma relevância especial por permitir aos aspirantes da Escola Naval do primeiro ao terceiro ano familiarizarem-se com a vida no mar, além de ser um momento decisivo para os do segundo ano que, ao final da comissão, fazem suas escolhas profissionais entre o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da MB. Já para a Esquadra, marca o início do ciclo anual de adestramento de seus navios e aeronaves, operando em Grupo-Tarefa.

Exercícios intensos para o aprestamento dos meios e da tripulação


Ao longo do período entre 16 de janeiro a 1º de fevereiro, foram realizados trinta tipos de exercícios diferentes, tais como qualificação e requalificação de pouso a bordo (QRPB), ações de guerra cibernética, trânsito sob ameaça aérea, demonstração anfíbia, trânsito com oposição de superfície, transferência de carga leve, adestramento com pirotécnicos, armar e desarmar aeronave, tiro sobre “killer tomato” com metralhadora de 40mm - o “killer tomato” é um alvo inflável de cor laranja, que é lançado no mar para exercícios de tiro -, entre outros.

Um dos diferenciais desse ano foi o lançamento de carga por aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, a aeronave “KC-130 Hércules”, da FAB, lançou uma carga no mar, enquanto uma aeronave da MB, o UH-12 “Esquilo” decolou da Fragata “Defensora” fazendo um “vertrep”, termo em inglês para definir a transferência de carga por meio de gancho do helicóptero. Esse exercício permitiu incrementar a interoperabilidade entre as Forças, ampliando as possibilidades de atuação em uma possível necessidade de recebimento de suprimento por meio aéreo em qualquer momento, por exemplo.

Outro treinamento realizado visou a uma possível necessidade de socorro às vítimas em caso de “resgate de náufragos em grande escala”, que serve para treinar o procedimento padrão para uma necessidade de resgate a uma quantidade de pessoas acima do comumente praticado.

Durante a Aspirantex, houve também o lançamento de quatro mísseis antiaéreos “Aspide” com o sistema Albatros. De acordo com o Comandante da Fragata “Independência”, Capitão de Fragata Ademar Augusto Simões Junior, esse tipo de adestramento reforça o aprestamento dos meios e do pessoal envolvido. “O lançamento de mísseis exige uma preparação tanto logística quanto uma grande preparação do pessoal, e tivemos isso. A prova foi o sucesso que foi alcançado, cumprindo a tarefa e lançando quatro mísseis que abateram os alvos aéreos”, comenta.

Durante a missão, os navios também reforçaram a segurança da Zona Econômica Exclusiva na região da Bacia de Santos (SP), produtora de petróleo e gás natural do Brasil. A ação de presença naquela parte da Amazônia Azul reafirma a preocupação da MB em proteger as riquezas, garantir a soberania e a defesa dos interesses econômicos do Brasil.

Visita ao estaleiro onde estão sendo construídas as Fragatas “Classe Tamandaré”


No dia 20 de janeiro, autoridades e aspirantes da Escola Naval visitaram o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). No local, eles puderam ver de perto como está o processo de construção de quatro navios de guerra, que farão parte da Esquadra da Marinha do Brasil - Fragatas "Classe Tamandaré".

A MB conduz o Programa Fragatas "Classe Tamandaré" desde 2017, com o objetivo de promover a renovação da Esquadra com navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no País. Esses navios, com previsão de entrega entre 2025 e 2029, terão alto poder de combate e serão capazes de proteger a extensa área marítima brasileira, realizar operações de busca e salvamento e atender compromissos internacionais, por exemplo.

Diálogo sobre a carreira


Durante toda a comissão, sempre perto do final do dia, os aspirantes assistiram a apresentações interativas com oficiais mais antigos, quando eles podiam tirar suas dúvidas e conhecer melhor a carreira e as histórias pessoais de quem já passou muitos desafios e conquistas que eles ainda irão viver.

Assista às entrevistas



Lançamento do míssil “Aspide” a partir da Fragata “Indepedência” - Foto: SO (MO) P Johson

Diálogo sobre a carreira com o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Borges, e os aspirantes - Foto: 1T (RM2-T) Thaís Cerqueira

Visão de dentro do Bell Jet Ranger III (IH-6B) avistando os navios em formatura - Foto: SO (MO) P Johson

Almirante de Esquadra Mello, Vice-Almirante Vinicius, Vice-Almirante Edgar e o Arcebispo Ordinário Militar Dom Marcony conversam com as primeiras marinheiras da EAMSC que visitaram o NAM Atlântico - Foto: SO (MO) P Johson

Visitação pública aconteceu no Porto de Itajaí (SC), Porto de Paranaguá (PR) e Porto de Santos (SP) - Foto: SO (MO) P Johson

Transferência de Carga Leve entre o Navio Aeródromo "Atlântico" e a Fragata "Independência" – Foto: SO (MO) P Johson

Aspirantes acompanham de perto os exercícios marinheiros - Foto: SO (MO) P Johson

Ação de presença na Bacia de Santos (SP) - Foto: SO (MO) P Johson

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também