08 dezembro 2022

Simulador SH-16 completa um ano de emprego


O simulador SH-16 ou TOFT SH-16 (Tactical Operational Flight Trainer) completou um ano de emprego, em novembro de 2021, e vem sendo largamente utilizado pelo 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), com o devido apoio do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

O TOFT SH-16 é um simulador de voo de base fixa, que reproduz fielmente toda a tecnologia embarcada e complexidade da aeronave SH-16, tornando-o vantajoso em termos de custo de aquisição e de operação.

Este simulador possui todas as características de um FTD (Flight Training Device) Nível 7, quais sejam: modelamento de toda aerodinâmica, controles de voo e sistemas, contando ainda com sistema de reprodução da vibração dos perfis de voo nos bancos e sistema visual através de projetores.

O ambiente de simulação possui muitas “Entidades Visuais”, tais como navios, aeronaves, submarinos e armamentos, helipontos, plataformas de petróleo, duas áreas de alta fidelidade (Área Rio de Janeiro e Área Antártica), além de inúmeras outras capacidades, como possibilidade de utilizar Óculos de Visão Noturna (OVN), gerar contatos sonar, radar e fixos MAGE e capacidade de simular voo em formatura.

O treinamento voltado para o voo ASW (guerra antissubmarino), missão principal do Esquadrão, com foco no sistema sonar HELRAS DS-100 (Helicopter Long Range Active Sonar), revela uma característica singular do TOFT, onde a missão específica do EsqdHS-1 pode ser fielmente reproduzida numa simulação de voo, tendo interação de toda a tripulação da aeronave. Por se tratar de um voo típico (tático) e de alto grau de complexidade, aumentada pela possibilidade de geração de todas as situações anormais do sistema sonar, o TOFT se torna uma ferramenta indispensável para o treinamento desse tipo de voo, revelando-se como verdadeiro fator contribuinte para segurança de voo.

FONTE: ComForAerNav

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também