14 dezembro 2022

CAEx realiza avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR em ambiente de selva


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou, no período de cinco a dez de dezembro, na cidade de Manaus (AM), a avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, em ambiente de selva.

A atividade, que contou com a participação de engenheiros e técnicos da empresa OPTO e de militares do CAEx e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), teve o apoio operacional de uma tropa de valor Grupo de Combate (GC) do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), apta a operar em área de selva sob quaisquer condições meteorológicas.

O objetivo foi avaliar o equipamento, por meio de testes em infiltração no ambiente amazônico, com emprego de pista de obstáculos, da técnica de halocasting, que é o salto de um helicóptero em altitude de pelo menos dez metros, sobre ambiente fluvial, e, ao final, da realização de tiro com o OLHAR contra alvo termal. Posteriormente, cada combatente realizou a manutenção de primeiro escalão do monóculo.


A avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, no ambiente da selva amazônica, possibilitou ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), testar o equipamento sob condições extremas de calor, umidade e impacto contra obstáculos, através selva e do salto de militares de aeronave sobre a água, e corroborou a importância do emprego do material, sob os requisitos técnicos e operacionais, no contexto do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA).




FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também