19 novembro 2022

VBC Cav – Comunalidade, o trunfo italiano


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

Documentos obtidos com exclusividade por Tecnologia & Defesa mostram que a produção da viatura Centauro II compartilha cerca de 28,5 % de componentes comuns com as viaturas blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) 6X6 Guarani, podendo classifica-las como membros de uma mesma família de blindados.

O mais importante projeto do Exército Brasileiro (EB) em andamento, a viatura blindada de combate de Cavalaria – média sobre rodas (VBC Cav – MSR), se encontra em sua faz final de definição, com três candidatos, o Centauro II, LAV 700 AG e ST1-BR, cada um com suas vantagens e desvantagens, sejam no campo operacional (que já foram amplamente detalhado por T&D), econômico e geopolítico, porém no logístico, um dos mais importantes para se levar em consideração em um programa desta monta, o veículo do Consórcio Iveco – OTO Melara é (CIO) é imbatível.

Com centenas de componentes em comum, indo de simples parafusos e porcas, até conexões complexas, sensores e monitores, que não só facilitam toda a cadeia logística de manutenção, diminui os custos de armazenamento e transporte para o EB, como também aumenta a demanda por estes componentes, incentivando a indústria nacional a produzi-los, aumentado ainda mais o índice de nacionalização destes sistemas de armas. Tanto é verdade que, recentemente, foi assinado um memorando de entendimentos entre o Grupo Leonardo e a AEL Sistemas para a nacionalização de diversos destes sistemas.

Outra vantagem ser considerada, como integrantes de uma família de blindados, está no fato de que, nas atuais negociações envolvendo o Centauro II na América Latina (também divulgado com exclusividade por T&D), abre grandes chances de vendas das viaturas Guarani no pacote, além dos serviços e componentes também virem das indústrias nacionais.

São indiscutíveis as importantes vantagens do Centauro II em relação a seus concorrentes, como o fato de ser a única viatura desenvolvida desde o início para atender a missão que o EB busca (e não ser uma VBTP adaptada) e possuir o eficiente canhão de 120 mm, mas também no fato que a viatura já conta com toda a infraestrutura para sua montagem e manutenção no país, na unidade fabril da IDV de Sete Lagoas (MG), e a com a grande experiência do CIO em transferência de tecnologia, demonstrada nas montagens das viaturas Centauro B1 na Espanha e no desenvolvimento do Tipo 16 MCV no Japão.

No dia de hoje, 18 de novembro, o Estado-Maior do Exército inicia a escolha do modelo que será o VBC Cav, com o anuncio oficial aguardado para o próximo dia 25, e o Centauro II, por conta das características comuns com o restante da família Guarani, tem todas as chances de ser o chamado de o GUARANI 8X8.

Maquete do Centauro II, já nas cores do EB, exposta na unidade fabril da IDV de Sete Lagoas (Foto: IDV)



Copyright © 2022 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.


FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também