30 novembro 2022

1º Regimento de Carros de Combate realiza manutenção em seus blindados Leopard 1A5 BR


Santa Maria (RS) – Entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro, o 2º Esquadrão do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), subunidade operacional que compõe a Força de Prontidão (FORPRON) da Unidade, realizou a manutenção de 1º escalão em seus carros de combate, como foco na troca dos patins desgastados.

A Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1A5 BR possui nos seus trens de rolamento lagartas do tipo viva, com almofadas de placa de aço envolta em borracha. Essas almofadas devem ser substituídas quando apresentam desgaste, cabendo à guarnição do carro de combate (4 militares) verificar o seu estado.

Cada lagarta é constituída por 84 patins, porém em determinadas condições pode ser constituída por 83. Cada patim possui 2 almofadas, totalizando 168 almofadas. O desgaste máximo permitido para elas deve ser tal que não permita que a parte metálica do patim toque o solo, caso contrário, isso indica que a almofada está desgastada, devendo ser substituída.

Essa atividade visa a manutenção da operacionalidade da Força-Tarefa 1º Regimento de Carros de Combate (FT 1º RCC), como unidade que compõe a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), única Grande Unidade do Rio Grande do Sul integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro.





Imagens: Sd Moura e Cb Brain
FONTE: 1º Regimento de Carros de Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também