30 setembro 2022

Navistar MaxxPro MRV-PK, o novo blindado socorro do Guarani


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

O Exército Brasileiro (EB) vai receber vinte viaturas blindadas especiais de socorro (VBE Soc) 6X6 MaxxPro MRV-PK, fabricadas pela empresa estadunidense Navistar Defense e adquiridas em fevereiro de 2019, via o programa de vendas militares estrangeiras (“foreign military sales” – FMS), para equipar suas unidades logísticas das brigadas de Infantaria mecanizada.

De acordo com o EB, chegada destas viaturas, que já foram produzidas e se encontram no pátio da empresa nos Estados Unidos, era prevista para o final deste ano, mas foi postergada para o primeiro semestre de 2023, sendo que o curso de capacitação de seus operadores ocorrerá no Parque Regional de Manutenção da 5º Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (PR).


Imagens das viaturas do EB nos Estados Unidos

O MaxxPro Recovery Vehicle – Performance Kit (MRV-PK) é uma versão atualizada do M1249, adotado pelas forças armadas dos EUA em 2010. Trata-se de uma viatura de padrão CAT I MRAP, ou seja, com proteção blindada resistente a disparos de armas de infantaria (5,56 e 7,62mm), estilhaços de artilharia, minas e artefatos explosivos improvisados (“improvised explosive device” – IED), o que o torna apto a realizar resgates no campo de batalha.

Está equipado com um motor MaxxForce 9.3D, turbo, com 450 hp a 2.000 rpm e torque de 186,64 kgfm a 1.200 rpm, uma transmissão automática de seis velocidades e a suspensão independente DXM ISS, a mesma montada nos MRAP M1235A1 Dash.

Possui capacidade de 42 ton para reboque (PBTC); 22,6 ton de arraste no cabo de aço; 15,8 ton com o uso da “asa delta” traseira; e 27,2 ton de içamento de carga no guindaste, com lança hidráulica, ou seja, atende perfeitamente as viaturas da família Guarani.

Um M1249 MRV, do US Army, mostrando sua força ao auxiliar na construção de uma base em Kandahar (Foto: US Army)

Especificações técnicas

  • Comprimento: 10,947 metros;
  • Altura: 3,28 metros;
  • Largura: 2,63 metros;
  • GVWR: 47.728 kg / 94,199 lbs.

Navistar MaxxPro MRV-PK em ação

Esclarecendo os fatos


Em junho de 2018, Tecnologia & Defesa publicou uma nota informando que o EB estava negociando a aquisição de 10 viaturas 8X8 Oshkosh HEMTT (Heavy Expanded Mobility Tactical Truck) M984 exatamente para atender as demandas das Brigadas Guarani. Isso se deu em função de informações vindas diretamente do EB de uma publicação do Centro de Instrução de Blindados.

Em março de 2019 foi publicado (através do despacho decisório nº 22/2019) que o EB havia adquirido 20 VBC Soc para o Programa Guarani, porém sem anunciar o modelo, o que levou a confusão que se tratava do mesmo modelo negociado anteriormente, tanto que esta confusão também se deu em militares do próprio EB. Porem, rapidamente a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) entrou em contato com a revista esclarecendo que o modelo a ser adquirido não seria mais aquele.



Nota: Tecnologia & Defesa registra seus agradecimentos Agência Verde Oliva pelos esclarecimentos e disponibilização das informações que permitiram a confecção desse trabalho.

Copyright © 2022 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.


*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.


Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também