16 agosto 2022

Segundo A330 da FAB pousa na Irlanda

Airbus A330 passou por uma completa revisão na França, antes de ir à Irlanda onde receberá a pintura cinza básica da FAB


Reprodução

Por André Magalhães

O segundo A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta segunda-feira (15) em Dublin, na Irlanda, para receber a pintura oficial da força aérea. O avião partiu de Perpignan, na França, onde passou por uma completa revisão.



Após o processo de pintura, o avião receberá a matrícula FAB 2902, e deverá seguir para a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave foi fabricada em 2014 e foi comprada inicialmente pela Avianca Colômbia e, depois, repassada para a extinta Avianca Brasil, onde operou até 2019, quando foi devolvida a empresa de leasing Avolon.

A FAB já recebeu o primeiro FAB 2901, no dia 26 de julho, que será operado pelo Esquadrão Corsário, sediado no Rio de Janeiro. O esquadrão já voou com os KC-137, derivados do Boeing 707 e com um único 767-300ER.

Inicialmente, o Projeto KC-X3 teve como candidatos dois Airbus A330 MRTT, que estão em serviço pela Royal Air Force (RAF), a força aérea real do Reino Unido, e que estariam disponíveis para venda. Porém, a força aérea optou por adquirir aviões comerciais usados, para serem posteriormente convertidos para o padrão MRTT, sob alegação de menores custos.

No futuro, quando forem convertidos pela Airbus para o padrão MRTT, os aviões poderão realizar missões de reabastecimento em voo, transporte de militares, bem como de algumas cargas, operações de evacuação, UTI Aérea, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também