Publicidade

13 julho 2022

Novo helicóptero de ataque da Bell deve voar em 2023


A Bell divulgou imagens do primeiro protótipo do helicóptero de ataque 360 Invictus. O projeto está em desenvolvimento na tentativa de se tornar o substituto dos AH-64 Apache e OH-58D Kiowa Warrior do US Army, para o programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft), concorrendo com o Raider X, da Sikorsky.

A configuração do helicóptero é típico dos modelos de ataque, com os dois ocupantes sentados em tandem. O rotor tem quatro pás, lembrando o do modelo civil Bell 505. Após planos de uso de um fenestron ou mesmo um duto de ar para substituir o rotor de cauda, a Bell parece ter se decidido por um modelo tradicional. A mudança teria ocorrido para reduzir peso e ampliar a performance.


O 360 Invictus deve levar mísseis AGM-114 Hellfire e AGM-179 JAGM, além de foguetes e de um canhão XM915, de três canos de 20mm em uma torreta sob o nariz. O desafio atual é a espera pelo motor General Electric T901, que precisa levar a aeronave a mais de 300 km/h. A velocidade é um dos requisitos principais.



A expectativa da Bell é fazer o voo inaugural em 2023. O US Army pretende ter a nova aeronave a partir de 2028.

Nenhum comentário:

Postar um comentário