10 maio 2022

VÍDEO: Projeto Fênix – Fragata União faz teste de sistema de armas


Por Redação Forças de Defesa

A Fragata “União” realizou diversos testes de integração no mar do Sistema de Controle Tático e de Armas (SICONTA MK II Mod. 1), entre eles o tiro real com canhão de 4,5”, canhões de 40mm e lançamento do míssil antiaéreo “Aspide”.

O SICONTA MK II Mod. 1 é um Sistema de Gerenciamento de Combate que possibilita a integração dos sensores e dos armamentos das Fragatas Classe Niterói e faz a compilação do cenário tático, proporcionando uma tomada de decisão de ataque e/ou defesa mais precisa e assertiva.

Esse sistema é o produto de um desenvolvimento nacional, coordenado pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, conhecido como Projeto “Fênix”. Os testes de integração no mar colocaram em prática toda a simulação feita durante as fases anteriores do Projeto.


Em 2019, a Marinha do Brasil decidiu melhorar significativamente a capacidade de comando e controle de três de suas seis fragatas Mk.10 da classe “Niterói” como parte do projeto estratégico de recuperação da capacidade operacional plena.

A empresa privada local CONSUB Defesa e Tecnologia ficou encarregada de modernizar o sistema de gerenciamento de combate SICONTA MK II (CMS) para a versão SICONTA MK II Mod 1 até 6 de dezembro de 2021, por meio de atualizações de software e hardware.

O projeto também inclui atualizações para os SICONTA MK II instalados no Centro de Treinamento Almirante Marques de Leão (CAAML) e no Laboratório de Manutenção de Software (LMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também