23 maio 2022

Projeto TH-X: FAB e Marinha vão receber 27 helicópteros H125 Esquilo

Helibras H-50 Esquilo - Foto: Marco Aurélio do Couto Ramos/SPOTTER

A Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil devem receber helicópteros H125 Esquilo, fabricados pela Airbus/Helibras para missões de treinamento. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior detalhou a aquisição nesta segunda-feira (dia 23).

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o chamado Projeto TH-X inclui 15 helicópteros para a Marinha do Brasil e doze para a Força Aérea Brasileira. O objetivo é, respectivamente, substituir os IH-6B Jet Ranger III e H-50 Esquilo de geração antiga utilizados para treinamento de novos pilotos. Pelo número a ser recebido, é possível que as aeronaves também cumpram missões adicionais.

O programa, na realidade, é baseado em uma troca: tanto a FAB quanto a Marinha irão abrir mão de um dos 16 helicópteros H225M (H-36 na FAB, UH-15 na Marinha) previstos, ficando com quinze unidades. No caso da força aeronaval, serão recebidos 15 H125 por conta do fato de se tratar da versão AH-15B, de custo maior. O Exército também fará a troca, porém pela ampliação do contrato logístico.

Bell IH-6B Jet Ranger III - Foto: Luiz Carlos Thomann Jr./SPOTTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também