13 abril 2022

Naval Group entrega o último navio-patrulha offshore multimissão para a Argentina

O último dos quatro navios-patrulha offshore OPV 87 argentinos, ARA Contraalmirante Cordero, foi entregue hoje à Marinha Argentina. A cerimônia de entrega da última embarcação da série marca a conclusão de um programa de sucesso



O ARA Contraalmirante Cordero foi entregue hoje à Marinha Argentina em Concarneau na presença de Francisco Cafiero, Secretário de Assuntos de Defesa Internacional do Ministério da Defesa da Argentina, Vice-Almirante Enrique Antonio Traina, Vice-Chefe do Estado Maior da Marinha Argentina e Alain Guillou, EVP Desenvolvimento Internacional no Naval Group. Faz parte do contrato assinado pelo Naval Group com a Argentina em 2019 para o fornecimento de quatro Navios-Patrulha Offshore (OPV – “Patrulleros Oceánicos Multipropósito” em espanhol).

O ARA Contraalmirante Cordero é o último navio da série e sua entrega marca o sucesso de um programa que cumpriu todos os prazos: o ARA Bouchard (ex-L’Adroit) foi entregue em dezembro de 2019 dois meses antes do previsto, e o segundo e terceiro navios-patrulha offshore ARA Piedrabuena e ARA Storni foram entregues em abril e outubro de 2021, de acordo com o cronograma original.

ARA Bouchard

ARA Piedrabuena

ARA Storni

ARA Contraalmirante Cordero

Este sucesso foi possível graças à estreita colaboração entre o Naval Group, Kership e Piriou, que trabalharam lado a lado com a Marinha Argentina. O excelente índice geral de satisfação dos clientes, medido em 97%, confirma a excelente condução deste programa.

O capitão Santiago Villemur, representante da Armada Argentina na França disse: “Estamos conscientes de que entregar 4 navios em 3 anos, treinar as tripulações e fornecer os serviços de logística associados foi um verdadeiro desafio. Nossos agradecimentos e gratidão vão para todos os homens e mulheres do Naval Group e seus parceiros industriais que trabalharam incansavelmente para alcançar esse feito. Esses navios já estão contribuindo para a defesa dos interesses soberanos da Argentina, permitindo que a Armada Argentina realize suas missões no mar.”

Stéphanie Giroud, diretora do programa do Naval Group, acrescentou: “É com muito orgulho e emoção que estamos entregando o último navio da série para a Argentina na data exata estipulada no contrato e estamos testemunhando o hasteamento da bandeira argentina na Bretanha pela quarta vez. O sucesso deste projeto é coletivo e se deve à excelência do relacionamento estabelecido com a Armada Argentina, cujos altos padrões e confiança motivaram nossas equipes a atender ao máximo as expectativas do cliente. É também o resultado de uma parceria industrial construtiva e inovadora entre as equipes do Naval Group, Kership e Piriou.”



OPV 87, um navio inovador


Os Navios-Patrulha Offshore argentinos se beneficiam das inovações desenvolvidas pelo Naval Group e comprovadas no mar pela Marinha Francesa, que operou o L’Adroit em vários oceanos há seis anos para múltiplas operações de segurança marítima, seja sozinho ou em cooperação com outras Marinhas:
  • Autonomia muito elevada e excelente navegabilidade;
  • Um projeto inovador inspirado nas melhores técnicas utilizadas na indústria de defesa naval;
  • Uma visibilidade de 360​​° do passadiço e um mastro exclusivo para uma cobertura de radar panorâmica;
  • O lançamento discreto e seguro em menos de cinco minutos de embarcações rápidas para as Forças Especiais graças a um engenhoso sistema de rampa na popa do patrulheiro;

Esta gama de navios também se beneficia da expertise do Naval Group em sistemas de informação e comando, permitindo uma ampla vigilância do espaço marítimo e a detecção de comportamentos suspeitos. O ARA Contraalmirante Cordero está equipado com o sistema Polaris e o sistema de link de dados táticos NiDL, desenvolvido especificamente pelo Naval Group para missões de estado no mar e provadas pela Marinha Francesa.

Características técnicas


OPV L’Adroit, atual ARA Bouchard na Armada Argentina

O Navio-Patrulha Offshore é capaz de permanecer em alto mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e acomodar um helicóptero. Guarnecido por uma tripulação reduzida de 40 membros, também é capaz de acomodar cerca de vinte passageiros extras.
  • Comprimento: 87 metros
  • Boca: 14 metros
  • Deslocamento: 1.650 toneladas
  • Máx. velocidade: mais de 20 nós
  • Acomodações: 59 (tripulantes e passageiros)
  • Autonomia:> 7.000 milhas náuticas
  • Capacidade de embarque: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero da classe de 10 toneladas

Visão em corte do OPV 87 classe L’Adroit

L’Adroit visto pela popa

Sobre o Naval Group


O Naval Group é o líder europeu na defesa naval. O Naval Group usa seu extraordinário know-how, recursos industriais únicos e capacidade para organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às necessidades de seus clientes. Como integrador de sistemas e contratado principal, o grupo projeta, produz e dá suporte a submarinos e navios de superfície. Também presta serviços para estaleiros e bases navais. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group adere ao Pacto Global das Nações Unidas. O grupo registra receitas de 3,3 bilhões de euros e tem uma força de trabalho de 15.798 (dados de 2020).

Com informações do Naval Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também