Publicidade

04 março 2022

Batalhão de Infantaria Leve passa a integrar Força Estratégica do Exército Brasileiro


São Vicente (SP) – O 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) passou a ser uma tropa aeromóvel e a integrar uma das Forças de Emprego Estratégico nível um do Exército Brasileiro no dia 1º de março. Como consequência, permanece em constante estado de prontidão, com sua tropa organizada e adestrada todos os dias do ano.

A nova configuração faz parte das mudanças estratégicas e do processo de transformação da Força, por meio do qual o Comandante do Exército reorganizou a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), assinando portaria em 4 de fevereiro de 2022.

Com essa reorganização, o 2º Batalhão de Infantaria Leve, que estava subordinado à 11ª Brigada de Infantaria Leve, passou a integrar a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que é subordinada ao Comando Militar do Sudeste e à 2ª Divisão de Exército. A brigada está vinculada, ainda, para fins de planejamento, preparo e emprego, ao Comando de Operações Terrestres (COTER).

A mudança contribui para a ampliação da capacidade militar terrestre, atendendo à Concepção Estratégica da Força, e vai ao encontro do Objetivo Estratégico 01 do Plano Estratégico do Exército para o quadriênio 2020-2023, que é contribuir com a dissuasão extrarregional, ampliando a capacidade operacional, a mobilidade e elasticidade da Força.




Fotos: 2°BIL
FONTE: 2º BIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário