03 dezembro 2021

Chegam novos modelos de caminhões TATRA 8X8 para o Exército


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

Em 29 de novembro, desembarcou no Porto de Paranaguá, no Paraná, um novo lote de equipamentos de engenharia adquiridos pelo Exército Brasileiro (EB), com seis viaturas especializadas de transporte de portada (VE-Eng TRNP PRTD) 8X8 T-815-7, da família Tatra Force.

Essas viaturas pertencem à terceira entrega de mais de conjuntos da portada IRB (Improved Ribbon Bridge), da empresa General Dynamics European Land Systems, adquiridos pelo EB. A quarta entrega, com os demais equipamentos da portada, tem previsão de ocorrer no próximo ano.



A partida do Porto e chegada ao 5º BE Cmd Bld

As viaturas foram transportadas pelo 5º Batalhão Logístico (5º B Log) e entregues, hoje, dia 1 de dezembro, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), “Batalhão Juarez Távora”, que ficará com três delas. As restantes serão encaminhadas para o 12º BE Cmb Bld, ”Batalhão Marechal Enéas Galvão”, de Alegrete (RS).

Fabricados pela empresa tcheca Tatra Defence, este novo modelo difere dos oito recebidos anteriormente, o T-815-2, em 2019 e 2020, é a carroceria de sua cabine, mais moderna e com capacidade de receber placas de blindagem adicional, de acordo com a norma STANAG, e também um kit de proteção para defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN).

São equipadas com um motor diesel T3C-928-90, de oito cilindros, refrigerado a ar, com potência de 300 Kw e torque de 2100Nm. Possui velocidade de até 100 km/h, autonomia de 700 km e carga útil (“payload”) de nove toneladas.

Nesta imagem dá para perceber os ângulos retos da nova carroceria (Crédito das imagens: 5º BE Cmd Bld)


Nota do T&D
Tecnologia & Defesa gostaria de agradecer ao capitão Pedro Alberto Otokoviesk, chefe da Seção de Comunicação Social do 5ª BE Cmd Bld, ao soldado Marco Vicente Schuldz, auxiliar do ComSoc, e ao sargento da reserva Edson Mauro Portes pela ajuda com as informações e envio do material gráfico que permitiram a execução desta matéria.

Copyright © 2021 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.

FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário