24 novembro 2021

Marinha do Brasil recebe o primeiro helicóptero AH-15B Super Cougar de ataque antinavio


Por Alexandre Galante

A Marinha do Brasil recebeu da Helibras o primeiro helicóptero Super Cougar na versão AH-15B de ataque antinavio.

Com capacidade de lançar mísseis Exocet AM39, essa é a 12ª aeronave H-225M a ser incorporada à Aviação Naval.

Especialmente desenvolvido para a Marinha do Brasil, a versão antinavio da aeronave H225M é a mais complexa desse modelo já desenvolvida e produzida. O desenvolvimento desta versão específica foi liderado pelo Centro de Engenharia da Helibras e da Airbus Helicopters.

Esse helicóptero representa um grande incremento na capacidade operacional da Aviação Naval, que poderá realizar as missões de SAR, CSAR, Controle de Área e Ataque Ar-Superfície.

A aeronave possui sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo o EWS IDAS-3 (sistema de contramedida), a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, o radar tático APS143 e o sistema de missão naval (N-TDMS), entre outros.

O sistema tático de missão da versão operacional naval, o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), é responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo o sistema de armas.

Por meio da compilação dos dados dos sensores e dos dados de voo, o N-TDMS é capaz de apresentar ao operador, em uma única tela, toda a situação tática em torno da aeronave, facilitando a tomada de decisão da tripulação.

A Atech, empresa do Grupo Embraer participou ativamente deste desenvolvimento.


H225M com míssil Exocet AM39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também