27 outubro 2021

Atech inaugura novo escritório no Rio de Janeiro com foco inicial no Programa Fragatas Classe Tamandaré

Fragata Classe Tamandaré

A Atech, empresa do Grupo Embraer, inaugurou um novo escritório no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (25), resultado de sua estratégia para potencializar a presença junto a clientes da região e acomodar as atividades da empresa em um único local, considerando os seus setores de atuação. O foco inicial de sua operação é o Programa Fragatas Classe Tamandaré. A unidade possui amplas instalações, com infraestrutura moderna e laboratórios para integração e testes de sistemas, e ambiente de treinamento.

O Programa Fragatas Classe Tamandaré tem o objetivo de construir quatro navios classe Tamandaré de última geração para a Esquadra da Marinha do Brasil. No programa, a Atech é responsável pela aquisição e desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Combate e do ADL – Automatic Data Link (CMS), parceria com a Atlas, e o Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma (IPMS), em parceria com a L3Harris.


A cerimônia de inauguração contou com a participação do Diretor Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; do Almirante de Esquadra llques Barbosa Junior; do Diretor-Presidente da EMGEPRON; do Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Júnior; da presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de Offshore e de Petróleo e Gás, Deputada Estadual do Rio de Janeiro Célia Jordão; do Diretor-Presidente da Atech, Edson Carlos Mallaco; e do Diretor de Negócios da Atech – Defesa & Segurança, Giacomo Feres Staniscia, entre outras autoridades e convidados, como as empresa parceiras Embraer, Thyssenkrupp Marine Systems e SPE Águas Azuis.

“A inauguração do novo escritório da Atech no Rio de Janeiro é um marco relevante da empresa em sua participação no Programa Fragatas Classe Tamandaré, um dos mais importantes programas estratégicos da Marinha do Brasil. Como parte integrante da SPE Águas Azuis, estaremos prontos para suportar as demandas planejadas das próximas etapas do programa”, disse Edson Mallaco, presidente da Atech, durante o evento de inauguração.

No novo espaço serão conduzidas diversas atividades do programa, com destaque para os processos de integração e testes dos principais sistemas das novas fragatas, o CMS e IPMS.

“Aqui também acontecerá parte relevante do processo de Transferência de Tecnologia, atividade de grande importância que permitirá à Marinha dispor dos conhecimentos e ferramentas para operar e manter os sistemas do navio no futuro”, destacou o presidente da Atech.

Para esta finalidade, estão sendo instalados no novo escritório ambientes de integração e testes para o CMS (LIT – Laboratório de Integração e Testes), e IPMS (LBTF – Land Based Test Facility, em inglês), onde serão realizados testes nos simuladores dos principais equipamentos do navio junto aos seus sistemas, além de um ambiente de treinamento que utilizará ferramentas do tipo Computer Based Training System (CBTS). O escritório também possibilitará interações que acontecerão entre os times da Atech, da Marinha e dos demais parceiros envolvidos no processo de construção das fragatas.

O CEO da SPE Águas Azuis, Fernando Queiroz, destacou a importância do novo escritório dentro do PFCT.

“É um prazer ver que há uma evolução forte e constante desse programa, e nós já estamos dando os primeiros passos para podermos materializar esse grande sonho de todos os brasileiros, que é ter a Fragata Tamandaré. Parabéns à equipe Atech e a todos os companheiros de trabalho que têm colocado seu esforço para transformar esse sonho em realidade”, disse Queiroz.

A praticidade e proximidade entre a Atech e a gestão do Programa Fragatas Classe Tamandaré foi enfatizada no evento pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio.

“A infraestrutura aqui projetada, que será também espelhada em instalações da Marinha do Brasil quando totalmente concluída, permitirá não apenas a fiscalização técnico-contratual e o acompanhamento pari passu pela EMGEPRON da qualidade e conformidade da evolução do projeto do software, mas, notadamente, possibilitará uma absorção tecnológica com maior dimensão e valor agregado para os representantes da Marinha”, destacou o Vice-Almirante durante seu discurso no evento.

Para o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Cunha, a inauguração do novo escritório traduz o envolvimento cada vez maior da Atech no Programa Fragatas Classe Tamandaré.

“A parceria da Atech com a Marinha do Brasil, traduzida pelo excelente relacionamento, troca constante de ideias e de conhecimento benéfico para ambas as partes, certamente contribuirá para a operação e a manutenção dos sistemas dos navios no futuro”, ressaltou o Diretor-Geral.

O Almirante Ilques também parabenizou a Atech pela inauguração do novo espaço no Rio de Janeiro.

“A vinda da Atech associa com vigor e em projeto desafiador: a iniciativa privada, civis e militares na Defesa e Segurança do Brasil. Essa associação, irrigada com nosso esforço e inteligência, está largando as espias em mais uma navegação continuadamente invicta da Marinha de Tamandaré e, desde agora, contribuindo para o fortalecimento da dissuasão estratégica, instrumento primordial para a manutenção da paz”, disse.

Clique na imagem para ampliar


Sobre a Atech


Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro. Pela sua atuação, a companhia é reconhecida e foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

FONTE: Atech

Nenhum comentário:

Postar um comentário