07 setembro 2021

Guarani Engenharia em testes

VBE Eng com implemento de braço de escavadeira (EMA)

Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

No mês de setembro de 2021, foram iniciados os primeiros testes de campo com os dois protótipos conceito da viatura blindada especial de engenharia (VBE Eng) 6x6 Guarani, nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).

O projeto do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), coordenado pela Diretoria de Material de Engenharia (DME), iniciou-se com a prospecção de alternativas para a obtenção de um protótipo capaz de subsidiar o desenvolvimento da família de blindados, culminando na contratação de empresa do Reino Unido com experiência internacional no assunto. O projeto teve a viabilidade estudada pelo Estado-Maior do Exército (EME) com o apoio técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por meio da Diretoria de Fabricação (DF), a fim de permitir adaptações no chassi da viatura VBTP-MSR 6x6 Guarani. Devido à experiência na manutenção, revitalização e modernização de viaturas blindadas, o AGSP foi escolhido para apoiar o projeto como integrador dos implementos de engenharia: uma lâmina reta para obstáculos, pá carregadeira e braço de escavadeira, todos intercambiáveis. A integração técnica entre essas diversas OM’s (DME + DF / AGSP + CTEx), mostra a maturidade de trabalho que ocorre dentro do Exército Brasileiro (EB).

VBE Eng com implemento dede concha carregadeira (EAB)

A fase de integração, iniciada no ano passado e interrompida pela pandemia da covid-19, foi retomada no mês de agosto de 2021, avançando para os primeiros testes em campo por equipe do AGSP, seguindo todos os protocolos de proteção e assepsia recomendados pela ANVISA, Ministério da Saúde e Ministério da Defesa. Antes da entrega da nova capacidade à Força Terrestre, ainda estão previstas as atividades de treinamentos para mecânicos, capacitação para emprego pelo pessoal no AGSP e apreciação da viatura pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

As duas viaturas blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6x6 Guarani utilizadas para a conversão pertencem à 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (15ª Cia E Cmb Mec), localizada em Palmas (PR), orgânica da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”, que já esta criando a doutrina para sua utilização e que receberá as viaturas após a sua homologação pelo CAEx. A intenção do EB é de mobiliar todas as unidades de engenharia das Brigadas Mecanizadas.

VBE Eng com implemento de lâmina para remoção obstáculo (SOB)

Os implementos


Adquiridos da empresa britânica Pearson Engineering Ltd, representada no Brasil pela Prospectare Brasil, por concorrência internacional para o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, este sistema consiste na em um inteligente sistema modular, composto por uma interface comum (IC) com um módulo de controle, onde são acoplados, de forma simples e rápida, os chamados implementos.

Teste do implemento Braço de Escavadeira (EMA)

Nesta primeira fase, o EB adquiriu três implementos diferentes, porém após a homologação destes, serão aprofundadas as negociações para aquisição de modelos específicos para a função antiminas. Os implementos adquiridos e testados são:
  • Implemento de braço de escavadeira (“excavator manipulator arm” – EMA);
  • Implemento de concha carregadeira (“earth anchor blade” – EAB);
  • Implemento de lâmina para remoção obstáculo (“straight obstacle blade” – SOB).

Teste do implemento Lâmina para remoção Obstáculo (SOB)

Para maiores informações, veja a primeira matéria de Tecnologia & Defesa sobre este projeto: Está nascendo um novo veículo da família Guarani, a Viatura Blindada de Engenharia

Copyright © 2021 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.

FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também