22 junho 2021

Tatra apresenta caminhões que serão fabricados no Paraná

Primeira fábrica da marca fora da República Tcheca começa a produzir em setembro, em Ponta Grossa; modelos foram mostrados em evento com o governo paranaense


Foto: José Fernando Ogura

Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que pretende produzir na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6x6 da categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar em setembro.

Os dois caminhões foram apresentados pela empresa na sexta-feira, 18, durante um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.

“São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador Ratinho Junior.

De acordo com o comunicado divulgado pelo governo paranaense, a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.

Segundo a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8x8.

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados.”

Além dessas áreas de atuação, a Tatra também prevê fornecer veículos para o setor militar e de defesa. Além de atender o mercado interno, a produção nacional também se destinará à exportação, especialmente para os países da América do Sul e da África.

A Tatra é uma marca tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel em 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar nos caminhões.


Nota do Defesa Brasil Notícias: A Tatra Trucks já fornece seus produtos para o setor militar e de defesa do Brasil. Eles estão presentes, por exemplo, no Sistema ASTROS 2020 da Avibrás, que utiliza um chassi Tatra T815 tração 6x6, importado;  além das recém adquiridas portadas pesadas IRB System que equipam a Engenharia de Combate do Exércitoque utilizam um caminhão Tatra tração 8x8, também importado da Europa.

Viatura 8x8 Tatra IRB System - Foto: Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também