12 junho 2021

Saab entregará seis caças Gripen E em 2021, quatro ao Brasil e dois à Suécia


Durante o Seminário Gripen 2021 da Saab, realizado no dia 8 de junho, novas informações foram divulgadas sobre o progresso do programa Gripen E.

O caça Gripen E está nos estágios finais de desenvolvimento, com várias aeronaves de produção em série chegando este ano.

Jonas Hjelm, head of Saab business area Aeronautics, disse que seis caças Gripen E serão entregues em 2021, quatro para a Força Aérea Brasileira e dois para a Força Aérea Sueca.

Brasileiros e suecos estão trabalhando lado a lado no Programa de Ensaios em voo da aeronave, acelerando o processo.

A empresa busca agora o Certificado de Tipo Militar do Gripen E, através da verificação e declaração, desenvolvimento tático contínuo e entrega do sistema completo de armas.

A Saab já atingiu 10.000 voos de teste no Programa Gripen, incluindo os modelos anteriores ao Gripen E.


Em busca de novos clientes


Na apresentação, foram mencionadas as ofertas feitas à Finlândia (64 aviões), Canadá (88 aviões), Colômbia (15 aviões) e Índia (+100 aviões).

O diferencial da Saab nessas concorrências é a o pacote de transferência de tecnologia e suporte. No caso da Finlândia há também um extenso pacote de armas.

A Saab projeta um mercado potencial de 300 a 450 caças Gripen nos próximos 20 anos.

Cooperação homem-máquina


Durante o seminário, o piloto de testes Jussi Halmetoja e Daniela Ivanic, gerente de Imagem de Aeronautics, falaram das capacidades do Gripen E, da interface homem-máquina e da cooperação homem-máquina que facilita e agiliza o processo de decisão do piloto durante as missões.

O software do Gripen E, que pode ser rapidamente atualizado, permite ao piloto saber o que é relevante para a missão em dado momento, o significado de uma nova informação para aquela missão e qual o melhor curso de ação para o sucesso da missão.

Cockpit do Gripen E

Tela do Wide Area Display do Gripen E configurado para uma missão de ataque contra um alvo de superfície


Para assistir ao vídeo do Seminário Gripen 2021 da Saab, clique aqui.

Para baixar a apresentação em PDF, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário