24 junho 2021

Guarani na Argentina – Embarque em Hercules encerra os testes

Guarani embarcado em um C-130 Hercules da FAA (Imagem: via Gen Agustin Cejas, EA)

Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

No dia de ontem, 22 de junho, ocorreu a última etapa da avaliação técnica da VBTP-MSR 6x6 Guarani dentro do programa VCBR (“Vehículo de Combate Blindado a Rueda”), do Exército Argentino (EA), com um testes de embarque em uma aeronave C-130H Hercules, da Força Aérea Argentina (FAA), na Primeira Brigada Aérea, localizada na cidade de El Palomar, Província de Buenos Aires.

Foi um longo processo desde sua chegada ao território argentino, em 25 de maio, passando pelo Batallón de Arsenales 602 (B Ars 602) “Coronel Ángel Monasterio”, onde a viatura passou por testes de deslocamento em estrada e trilhas e superação de obstáculos, no campo de instrução do “Campamento Cura Malal”, e navegação, na Laguna Las Encadenadas. Nessa fase houve sua apresentação pública, em 04 de junho.

Capacitação de militares argentinos no REMAX (Imagem: EA)

A segunda fase de testes iniciou no dia 14, na Base Naval de Infantería de Marina (BNIM) “Baterías”, em Punta Alta, próximo à cidade de Bahia Blanca, onde foram feitos testes de tiro, diurno e noturno, com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX, por militares brasileiros e argentinos, estes últimos capacitados pela empresa Ares Aeroespacial e Defesa nas semanas anteriores.

A missão foi considerada um sucesso, com o sistema de armas Guarani tendo superado todos os desafios e sendo considerado plenamente apto a atender todas as demandas do EA.

Vídeo promocional dos testes, produzido pelo EA

A viatura e sua guarnição, composta pelo capitão Marcelo Eduardo Deotti, segundo-sargento Bruno Gomes Borges, segundo-sargento Rodrigo Oliveira Soto Gonsalves e cabo Mailson Coelho Machado, estão se deslocando para sua organização militar de origem, o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (5º RC Mec), de Quaraí (RS), com a sensação de dever cumprido.

A VBTP Guarani com sua guarnição, e o capitão Alexandre Serio Buscher, da CACTTIV, na cerimônia de apresentação do Guarani no B Ars 602 (Imagem: EA)

AÇO!

FONTE: Tecnologia & Defesa


*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário