04 abril 2021

Novo esquadrão da Marinha terá seis drones navais

SARP-E ScanEagle

Seis Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas – Embarcado (SARP-E) ScanEagle devem equipar o novo esquadrão da Marinha do Brasil. A nova unidade aérea foi criada oficialmente no dia 31 de março.

O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1) está baseado em São Pedro da Aldeia (RJ), porém poderá operar também a partir de embarcações da Marinha com convés de voo. O comando ficará a cargo de um Capitão de Fragata, como nas unidades equipadas com aviões ou helicópteros.

Os primeiros SARP-E ScanEagle devem ser recebidos no segundo semestre de 2021. Por enquanto, a Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW) é responsável por acompanhar a entrega das aeronaves, adquiridas por meio do programa Foreign Military Sales (FMS), do Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos.

O ScanEagle é um modelo de ARP de baixo peso: apenas 22 kg. Tem um motor a pistão e uma carga útil de 3,4 kg, geralmente uma câmera de alta resolução capaz de fazer imagens de dia e de noite, além de sensor termal. Serão também recebidos os lançadores e os equipamentos para recolhimento após o voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também