18 março 2021

Kryptus participará do projeto da nova Rede Operacional de Defesa do Brasil


A Kryptus Segurança da Informação S.A., empresa brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, saiu vencedora do primeiro processo licitatório de aquisição do Ministério da Defesa a utilizar o Termo de Licitação Especial, que se referia ao projeto da nova Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil. A empresa — que recentemente obteve renovação da certificação de Empresa Estratégica de Defesa (EED) —, fornecerá as tecnologias de segurança criptográfica e também será responsável pela readequação dos ativos de TIC e expansão física e lógica da ROD, bem como pelo monitoramento e suporte técnico operacional da rede.

Espinha dorsal do Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), a ROD tem o propósito de prover serviços de voz, dados e apoio à decisão de forma integrada, oportuna, simples, segura, flexível, confiável e contínua aos diversos níveis decisórios da Estrutura Militar de Defesa. A nova ROD é uma reestruturação e modernização da infraestrutura atual, mantida sob a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA/MD). “Com a mudança dos paradigmas de mobilização e combate para a ‘Guerra Centrada em Redes’ ¹ e no médio prazo para a ‘Guerra em Mosaico’ ² , é importante que os elementos de Comando e Controle sejam cada vez mais soberanos e interoperáveis”, aponta Roberto Gallo, fundador e diretor geral da Kryptus, acrescentando que “Estamos muito honrados com o projeto”.

Como dito na abertura dessa nota, o processo de aquisição foi o primeiro realizado pelo Ministério da Defesa a utilizar o instrumento de TLE - Termo de Licitação Especial, previsto na Lei 12.598/2012. Amparado por decisão do Conselho de Defesa Nacional, o TLE estabelece que o fornecimento de soluções para a proteção de informações classificadas em qualquer grau de sigilo deve ser feito exclusivamente por Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e ter seu desenvolvimento feito no país. Tecnologias estrangeiras são proibidas no processo. A maior parte do fornecimento deverá ser realizada ainda no ano de 2021.

Sobre a Kryptus


A Kryptus Segurança da Informação S.A. é a líder brasileira em criptografia e cibernética para aplicações de defesa, segurança e inteligência. Colabora em diversos programas estratégicos das Forças Armadas e outros órgãos de Estado, destacando-se entre eles: SISFRON, Link-BR2, RDS-Defesa e Rondon, IFF modo 4 Nacional, Nova ROD e AC-Defesa. Fundada em 2003, a empresa é sediada em Campinas-SP, e tem escritórios em São Paulo-SP e Brasília-DF. Além de uma Yverdon-les Bains (Suíça). Além dos sócios históricos, possui como acionistas minoritários: Embraer, BNDES, FINEP, DesenvolveSP (por meio do Fundo Aeroespacial) e Kudelski.


Notas:


¹ A GCR, ou 
‘Guerra Centrada em Redes’ , é uma doutrina de estruturação do Comando e Controle que prevê a garantia da superioridade no campo das informações, a fim de aprimorar o poder de combate, a prontidão e aumentar a velocidade de Comando, pela redução do atraso no trâmite de informações e ordens.

² 
‘Guerra em Mosaico’: uma estratégia de combate baseada na integração de inúmeros sistemas de tecnologia menores que se encaixam (como blocos de um Lego) formando uma estrutura capaz de atingir o sistema adversário e obter sucesso no ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também