11 março 2021

EUA bloqueiam entrega de helicópteros turcos ATAK T-129 ao Paquistão


Os Estados Unidos impediram a Turquia de fornecer 30 helicópteros de ataque feitos localmente ao Paquistão, disseram fontes diplomáticas em Washington.

De acordo com a Bloomberg News, o porta-voz presidencial da Turquia, Ibrahim Kalin, disse a repórteres que “os EUA bloquearam a venda de helicópteros da Turquia ao Paquistão, o que provavelmente levará Islamabad a comprar helicópteros da China”.

O ATAK T-129 é um helicóptero de ataque bimotor, assentos em tandem, multifuncional, para todas as condições climáticas, baseado na plataforma Agusta A129 Mangusta e equipado com motores americanos.

Os EUA estão atrasando a liberação de exportação do motor LHTEC.

O bloqueio pode “causar mais danos” aos interesses dos EUA, acrescentou Kalin.

A Turquia e o Paquistão assinaram um acordo de US $ 1,5 bilhão para os helicópteros de fabricação turca em julho de 2018. Mas a data de entrega foi adiada depois que o Pentágono se recusou a emitir à empresa turca uma licença de exportação para os motores.

O oficial turco mencionou o bloqueio dos EUA enquanto informava os jornalistas sobre o impacto das sanções dos EUA na Turquia, desencadeadas pela decisão de Ancara de comprar mísseis S-400 da Rússia.

Desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) em parceria com uma empresa europeia, Agusta-Westland, o helicóptero ATAK T-129 foi projetado para ataques avançados e missões de reconhecimento em ambientes quentes e altos, tanto durante o dia quanto à noite.

FONTE: Forças Terrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também