18 janeiro 2021

FAB realiza transporte de vacinas para diversas cidades brasileiras

Os voos partirão de Guarulhos (SP) e transportarão cerca de 44 toneladas no total



Com a aprovação do uso emergencial, no Brasil, das vacinas para o combate à COVID-19, a Força Aérea Brasileira (FAB) empregará diversas aeronaves para a distribuição dos imunizantes, a partir desta segunda-feira (18). O primeiro dia de distribuição contará com, pelo menos, nove voos para cidades diferentes.

As aeronaves C-130 Hércules, operadas pelo Esquadrão Gordo (1°/1° GT), realizarão os voos para Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Os aviões C-105 Amazonas, operados pelo Esquadrão Onça (1°/15° GAV), realizarão o transporte das vacinas para Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS). Já os aviões KC-390 Millennium, operados pelo Esquadrão Zeus (1° GTT), realizarão transporte dos imunizantes para as cidades de Goiânia (GO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Por fim, duas aeronaves C-97 Brasília, operadas pelos Esquadrões Tracajá (1º ETA) e Cobra (7º ETA), realizarão voos para Macapá (AP) e Tabatinga (AM), respectivamente.


O Transporte Aéreo Logístico continuará no dia seguinte, terça-feira (19). Somente neste início da operação, a FAB deve transportar 44 toneladas de vacinas.

Segundo o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Alexandre Browne Issa, responsável por uma das Unidades Aéreas envolvidas na missão, este é um momento gratificante. "Esta é a primeira decolagem de muitas que a FAB realizará para o transporte das vacinas. A importância é imensurável, pois estamos somando esforços e fazendo o nosso melhor para atender aos anseios de todos os brasileiros", disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas serão usadas, preferencialmente, para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.


As Forças Armadas estão, desde o início da Operação Covid-19, dedicando todos os seus esforços no apoio à população brasileira, no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, a partir deste momento, estão concentrando seus esforços no apoio à vacinação.

Operação COVID-19


O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e sete dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.



Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.


Fotos: Capitão Cláudio / 1°GTT; Tenente Assis / 1°/15° GAV; Soldados Siqueira e Jesus Alves/ BASP
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário