18 dezembro 2020

Submarino “Riachuelo” realiza teste de imersão em grande profundidade

Submarino “Riachuelo” ao início do preparo para a Imersão em Grande Profundidade

Em 16 de dezembro, o Submarino “Riachuelo”, primeiro dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica, cumpriu com êxito o teste de Imersão em Grande Profundidade (IGP). O resultado alcançado materializa mais um marco para consolidar os avanços consistentes do Programa de Submarinos (PROSUB).

A IGP consiste em atingir por três vezes a cota máxima de operação, garantindo a integridade do casco e demais peças de passagem do casco resistente, como dos lemes horizontais, vertical e eixo propulsor. Para a consecução dessa prova de mar específica, o submarino cumpre uma minuciosa preparação de verificação de todos os seus sistemas, a fim de suportarem a pressão do mar à máxima profundidade de projeto.

“Riachuelo” navega na superfície para a área de teste de IGP

A conclusão exitosa dos testes de equipamentos e medições ratifica a segurança da plataforma para a continuidade das provas do programa. No primeiro semestre de 2021, estão previstos os testes finais, envolvendo o emprego do sistema de combate e lançamento de armas. Em consonância com o cronograma do PROSUB, a entrega do “Riachuelo” ao Setor Operativo está programada para ocorrer em setembro de 2021.

Ao contribuir para o fortalecimento do Poder Naval brasileiro, o PROSUB estimula o desenvolvimento do parque industrial nacional, favorecendo a geração de empregos e asseverando a elevada capacidade tecnológica absorvida pela Marinha e pela Itaguaí Construções Navais na construção de submarinos de elevada complexidade tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário