Marinha do Paquistão: Embraer Lineage 1000 substituirá aeronave de patrulha Orion

Embraer Lineage 1000

ISLAMABAD — A Marinha do Paquistão escolheu o jato Embraer Lineage 1000 para substituir sua aeronave de patrulha marítima de longo alcance P-3C Orion, confirmou um porta-voz do serviço ao Defense News.

O comandante da Marinha, almirante Zafar Mahmood Abbasi, anunciou em 6 de outubro que a Marinha iria substituir sua frota P-3C Orion por 10 jatos comerciais convertidos, o primeiro dos quais já foi encomendado. No entanto, ele não identificou o tipo.

P-3C Orion da Marinha do Paquistão

O Ministério da Produção da Defesa, que cuida da aquisição, não retornou pedidos de comentários sobre a conversão e possíveis parceiros.

Com apenas uma aeronave encomendada até agora, o programa está em seus estágios iniciais. Quando convertido para o serviço paquistanês, a aeronave se chamará Sea Sultan.

Não está claro se a aeronave está sendo adquirida diretamente do fabricante ou de outra parte. A Embraer não respondeu aos pedidos de comentários.

A questão de quais problemas podem surgir na conversão da aeronave foi colocada para Douglas Barrie, um analista aeroespacial do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos:

“Usar uma aeronave comercial com motor turbofan como base para uma plataforma ASW (guerra anti-submarino) não é algo inédito. Afinal, o P-8 dos EUA é um derivado do Boeing 737-800″, disse ele.

Mas há desafios na conversão da aeronave, acrescentou ele, “principalmente se o transporte interno de armas for necessário onde um compartimento de bomba precisará ser cortado na estrutura do avião.”

“É um empreendimento significativo e a gestão de risco será importante”, disse ele, acrescentando que é provável que a Embraer seja solicitada a ajudar na conversão, “caso contrário, os desafios ficarão ainda maiores”.

Frederico Lemos, representante de defesa da Embraer que lida com negócios na Ásia, não respondeu às perguntas do Defense News sobre se a empresa está ou estaria envolvida no processo de conversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Hungria assina contrato para aquisição de duas aeronaves multimissão KC-390 Millennium

Budapeste, Hungria, 17 de novembro de 2020 - O Governo Húngaro e a Embraer assinaram hoje um contrato para a aquisição de duas aeronaves de...