20 outubro 2020

ICN realiza a transferência da Seção 2A do Submarino “Tonelero” para o Estaleiro de Construção

Deslocamento da segunda seção do S42 contou com o apoio logístico necessário

Em 16 de outubro, foi executada a transferência da seção 2A do Submarino “Tonelero” (S42), o terceiro submarino convencional (S-BR3) do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), desde a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada no município de Itaguaí(RJ), até o Estaleiro de Construção (ESC).

A atividade foi realizada pela Itaguaí Construções Navais (ICN) e durou cerca de duas horas. Essa operação envolveu uma complexa e bem organizada coordenação de trânsito, que contou com a supervisão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, garantindo a segurança do procedimento sem prejuízos da mobilidade urbana local. O Submarino “Tonelero” inicia a montagem do interior das seções, de forma que, em dezembro de 2020, ocorra a integração definitiva do casco resistente.

Manobra da Seção 2A do "Tonelero" no ESC

O evento marca mais um avanço nas etapas previstas para o PROSUB, contribuindo para consolidar a reconhecida competência técnica da ICN e da Marinha do Brasil no processo construtivo de submarinos dessa classe.

O PROSUB conta com a participação de universidades e centros de pesquisa, gerando, entre outros benefícios, desenvolvimento de tecnologias autóctones, processos e materiais avançados, fomento ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitação de profissionais em atividades especializadas e milhares de empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também