28 agosto 2020

Maior drone construído no Brasil está pronto para monitoramento e vigilância

Atobá

A empresa brasileira Stella Tecnologia lançou oficialmente no mercado o seu projeto mais ambicioso, desenvolvido durante cinco anos com investimento próprio para fins de monitoramento, segurança, defesa e inteligência.

A aeronave ATOBÁ, o maior VANT do hemisfério sul com 11 metros de envergadura e pesando cerca de 500 quilos, é capaz de voar 28 horas ininterruptas. Esse produto poderá levar o Brasil a se tornar um exportador de tecnologia de vigilância, segurança, civil e militar de múltiplas utilidades.

O seu primeiro voo teste, realizado numa pista particular no norte do Rio de Janeiro, foi feito com amplo sucesso. Tanto o projeto quanto a construção do avião usou o talento de dez jovens estudantes de engenharia mecânica, elétrica e eletrônica da UFRJ e da Faculdade Estácio de Sá.

A aeronave obedeceu a todos os comandos e voou em várias altitudes. Seu sistema ótico é de última geração, com câmeras com infravermelho, capazes de gerar e transmitir imagens noturnas. Um produto para ser usado no monitoramento da Amazônia brasileira, fronteiras, plataformas de petróleo, oleodutos e gasodutos, linhas de transmissão e faixa oceânica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também