Exército Brasileiro adquirirá 20 veículos de resgate em 2021

Veículo de resgate blindado M984A4. Foto: Oshkosh Defense

Por Victor M.S. Barreira

A aquisição pelo Exército Brasileiro de um total de 20 veículos de resgate táticos blindados 8x8 Oshkosh Defense M984, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS), será concluída em 2021.

A assinatura do contrato entre o governo dos EUA, através do Exército dos EUA e do fabricante do veículo, estava marcada para este ano, mas devido à pandemia do Covid-19, foi adiada para fevereiro próximo.

A aquisição dos 20 veículos pelo Comando Logístico (CoLog) faz parte do Programa Estratégico do Exército Guarani do Escritório de Projetos do Exército (EPEx).

Os veículos serão utilizados para apoiar a frota de blindados 6x6 da Iveco Veículos de Defesa VBTP-MSR Guarani, que é produzido nas instalações da empresa no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

O veículo de resgate blindado M984A4


A família de veículos do caminhão tático pesado de mobilidade expandida A4 (HEMTT A4) do fabricante Oshkosh Defense inclui o veículo de resgate M984A4, capaz de resgatar veículos com peso superior a nove toneladas.

O M984A4 permite transportar uma equipe de resgate pronta para operar o sistema de missão, constituído principalmente por um guincho de recuperação com capacidade de 27.216 kg, um sistema de recuperação de veículos com capacidade de 11.340 kg montado na traseira, um guincho de auto-recuperação com capacidade de 9.072 kg e um guindaste de manuseio com capacidade de 27.216 kg.


O veículo pesa entre 43.998 kg e 47.854 kg com o sistema de proteção blindado instalado e um comprimento de aproximadamente 10 metros. A cabine blindada do veículo permite a instalação de uma torre protegida, armada com uma metralhadora para autoproteção.

O veículo possui um motor Caterpillar C15 que desenvolve 515 cavalos de potência e uma transmissão automática Allison Transmission 4500 SP. Oferece um alcance de 483 km e uma velocidade máxima de 100 km/h.

FONTE: infodefensa.com

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Caça Gripen é oficialmente apresentado no Brasil

O Gripen E, denominado F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi apresentado oficialmente hoje, 23 de outubro, durante o evento em...