28 junho 2020

Caça Saab Gripen E avança nos testes de radar


A conta do Twitter da Saab na Finlândia informou que o caça Gripen E nos últimos meses fez grandes avanços.

Um dos testes bem sucedidos foi o de radar e sensores no norte da Suécia, durante os quais a capacidade do equipamento de detectar aeronaves de pequeno porte foi verificada.

Desenvolvido especialmente para o Gripen E pela SELEX Galileo, o novo radar AESA ES 05 Raven, de varredura eletrônica ativa, utiliza a tecnologia “swashplate”, um mecanismo rotatório que aumenta a área de cobertura lateral do radar para além dos 90º (ver gráfico abaixo).


Os radares AESA são constituídos de muitos elementos diminutos de antena, montados de maneira a formar uma grande antena. Cada um destes elementos pode ser controlado individualmente, viabilizando as diversas novas funções.

Além do radar AESA, o Gripen E é dotado de um sistema IRST de busca e rastreio por infravermelho Skyward-G, fabricado também pela SELEX Galileo. Como os sistemas similares, o Skyward-G fornece uma funcionalidade semelhante a um radar, mas sem emitir radiação eletromagnética, fornecendo uma ampla funcionalidade de busca e rastreio, com alta discrição.

Outro equipamento da SELEX presente no Gripen E é o sistema de identificação amigo ou inimigo (IFF) com três arranjos de antenas orientáveis eletronicamente, que coincide com o alcance do radar e campo de visão.

Integrados, os três sistemas (radar, IRST e IFF) sinalizam um ao outro automaticamente e, por fusão de dados com o novo sistema de guerra eletrônica Arexis, fornecem ao piloto uma única imagem com as informações precisas, permitindo o compartilhamento desses dados com outros caças Gripen via link.

Radar AESA Selex Raven ES-05 e sobre ele o IRST

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também