12 maio 2020

Pq R Mnt/5 entrega mais um lote de viaturas M113BR

M113BR

CURITIBA (PR) -
Com o apoio de transporte do 5ª Batalhão Logístico (5º B Log) o Parque Region
al de Manutenção 5 (Pq R Mnt/5) faz a entrega de mais 22 viaturas VBTP (veículo blindado de transporte de pessoal) M113BR para a Força Terrestre.

A viatura, de 12,3 toneladas, tem capacidade de transporte de 11 militares equipados. A frota do Exército é de 584 viaturas. Desse montante, 386 foram modernizadas em Curitiba, pelo Pq R Mnt/5.

Este lote, com 22 unidades, está sendo transportado pelo 5º B Log para o 4º B Log em Santa Maria, organização militar que irá redistribuir para OMs do Rio Grande do Sul. São dois dias de viagem com previsão de chegada no dia 13 de maio.

Antes de iniciar o transporte, uma inspeção geral do comboio foi realizada pelo Comandante da OM. Uma série de itens foram inspecionados, como a verificação da documentação técnica da viatura, ferramental, pneus, parte mecânica e acessórios de segurança. Entre eles, a verificação de grampo nas pranchas e amarração das correntes.

Modernização


O Projeto de Modernização da VT M113B para a versão M113 BR teve início em 2012, por meio de acordo internacional, entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos, com a participação da empresa BAE Systems.

Aquela empresa forneceu os kits de peças e o Pq R Mnt/5 fez a desmontagem total da viatura, a preparação do chassi e a remontagem, com aplicação dos kits. O Pq R Mnt/5 chegou a produzir 80 viaturas por ano, em um projeto que é considerado um sucesso pelo Exército Brasileiro.









Fotos: Sd EP Giovanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também