21 maio 2020

M109 A5 serão utilizadas em instruções na AMAN

M109 A5

Três Barras (SC) -
A Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBC OAP) M109 A5, conhecido mundialmente por ampliar o poder de fogo das Artilharias, foi manutenida, testada e certificada em ação conjunta entre o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) e 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado (15º GAC AP).

O Pq R Mnt/5 realizou a manutenção de 3º escalão nessas viaturas blindadas pertencentes ao Exército Brasileiro. No total, 36 unidades já foram distribuídas em todo o território nacional, ampliando o alcance do poder de fogo da artilharia de campanha.

Após concluídos os trabalhos de manutenção e inspeção dos armamentos, quatro obuseiros foram deslocados pelo 5º Batalhão Logístico (5º B Log) para o Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), localizado em Três Barras (SC), para o tiro técnico e o teste de rodagem. A atividade foi realizada no dia 19 de maio.

As guarnições das peças foram compostas por militares do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e cada obuseiro realizou quatro tiros. Após cada disparo, a equipe do Pq R Mnt/5 inspecionou o armamento, a fim de certificar que o obuseiro estava com seu funcionamento regular. Em outro momento, as viaturas militares foram submetidas ao teste de rodagem, percorrendo 40 quilômetros cada uma. A VBC OAP M109 A5 reduz em 80% o tempo entre o recebimento da ordem e o tiro propriamente dito.

Os quatro carros de combate serão destinados à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para a formação dos cadetes do Curso de Artilharia.

A VBC OAP M109 A5 possui quase 28 toneladas e velocidade máxima em estrada de 55 quilômetros por hora. Robusto, com capacidade de manobra e facilidade de manutenção, é um sucesso de utilização em mais de 30 países e é um dos principais obuseiros autopropulsados dos exércitos ocidentais.

As viaturas chegaram ao país por doação do Governo dos Estados Unidos, por intermédio do Programa FMS (Foreign Military Sales), tendo sido totalmente revitalizadas no Pq R Mnt/5.







Fotos: 3º Sgt Coutinho, 3º Sgt Murilo, Sd EP Giovanne, Sd EP Martins e Sd EP Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também