13 maio 2020

Emprego de réplicas do radar SABER M60 para adestramento aumenta a vida útil dos equipamentos reais

Mockup do radar SABER M60

Barueri (SP) – Capaz de detectar alvos em um raio de 60 quilômetros e até cinco mil metros de altura, o radar SABER M60 é um equipamento que proporciona o aumento do poder militar e da capacidade de vigilância do Exército Brasileiro. O radar é parte integrante do Programa Estratégico Defesa Antiaérea e está sendo distribuído às organizações militares dessa especialidade da Artilharia.

No dia 22 de abril, o 22° Depósito de Suprimento recebeu 13 mockups dos radares SABER M60, adquiridos por meio do Comando Logístico. Os materiais foram fabricados e entregues pela empresa EMBRAER e são simulacros dos radares reais com a finalidade de adestrar a tropa.

O emprego de simuladores auxiliará os operadores dos radares na manutenção dos equipamentos, tendo em vista a necessidade constante do treinamento de montagem e desmontagem. O objetivo da aquisição desses mockups é reduzir o uso do radar real, que custa, aproximadamente, cinco milhões de reais. A utilização de um simulador, com valor em torno de um milhão de reais, permite aumentar a vida útil do radar real.

O custo do simulador é sensivelmente inferior e não há danos em componentes reais. Cada peça dos mockups é uma réplica fidedigna da peça correspondente do radar real, inclusive com as tomadas e componentes eletrônicos que são simulados em peças de plástico, ferro e outros materiais resistentes, com peso e forma semelhantes ao material real.








Crédito: 22º D Sup

FONTE: 22º D Sup via Noticiário do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também